A Comissão de Educação e Cultura aprovou, no último mês de novembro, proposta que aumenta as verbas repassadas para as escolas públicas de ensino médio e fundamental que decidirem construir ou reformar laboratórios de ciências. A medida está prevista no Projeto de Lei 1777/11, do deputado Missionário José Olimpio (PP-SP).
Educação
Comissão aprovou verba adicional para escola que construir laboratório
Instituições que destinarem parcela dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola receberão assistência financeira adicional
Pela proposta, as instituições que destinarem parcela dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para a instalação e a melhoria de laboratórios de ciências receberão assistência financeira adicional. O valor desse adicional será divulgado anualmente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), juntamente com as normas e os critérios a serem respeitados pelas escolas que queiram pleitear o benefício.
Ensino técnico
A proposta aprovada pela Comissão de Educação acaba com a possibilidade de recebimento do adicional nos casos de construção de laboratórios para ensino técnico, o que estava previsto no texto original do projeto. A relatora, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), explicou que os valores repassados às escolas de ensino técnico já são maiores, tendo em vista as necessidades específicas dessa etapa de ensino.
“Além disso, a lei que instituiu o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego [Pronatec – Lei 12.513/11] pode e deve cumprir a função de colaborar para a melhoria da infraestrutura da educação profissional. Essa será uma importante fonte de recursos para esses investimentos em infraestrutura para a educação profissional e tecnológica”, argumentou a relatora.
Tramitação
A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.