Veículos de Comunicação

Violência Na Escola

Michel Temer sanciona lei de combate ao bullying nas escolas

Três Lagoas registrou 80 casos de bullying em 2017, segundo levantamento do Conselho de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação

 - Arquivo/JPNEWS
- Arquivo/JPNEWS

O presidente Michel Temer sancionou nesta segunda-feira (14) a lei de combate ao bullying nas escolas. A relatora do projeto de lei é a senadora Simone Tebet, do PMDB de Mato Grosso do Sul. O texto foi aprovado em abril pelo senado e sancionado nesta segunda pelo presidente.

Pela lei, que será publicada no "Diário Oficial" desta terça, as escolas deverão adotar medidas de conscientização, prevenção e combate à violência.

O texto sancionado por Temer nesta segunda altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A partir de agora, a lei passará a prever que as instituições de ensino deverão promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, como agressão verbal, discriminação, práticas de furto e roubo, ameaças, agressão física e, especialmente, a intimidação sistemática – o chamado bullying, no âmbito das escolas.

O texto também determina que as instituições adotem "ações destinadas a promover a cultura de paz nas escolas".

A lei de combate ao bullying no ambiente escolar deve colaborar na redução do índice de violência nas escolas de Três Lagoas. Levantamento do Conselho de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação revela que os casos de automutilação saltaram de 27 em 2015 para 123 em 2017. Oitenta casos de bullying foram registrados no ano passado.