Veículos de Comunicação

Esportes

Copa de Xadrez reúne mais de 140 atletas

O evento foi realizado na tarde de sábado (21), no Crase ?Coração de Mãe?

O xadrez de Maracajú foi representado por 30 atletas durante competição -
O xadrez de Maracajú foi representado por 30 atletas durante competição -

Mais de 140 atletas, entre crianças e adultos, se enfrentaram na 1ª Copa Três-lagoense de Xadrez, realizada neste fim de semana. A disputa aconteceu na tarde de sábado (21), no espaço do Centro de Referência Assistencial e Educacional (Crase) “Coração de Mãe”. A abertura do evento aconteceu às 13 horas e contou com a participação do secretário de Esportes, Sávio Bernardes, e do diretor de Esportes Ricardo Roriz.

De acordo com a professora Maria Círilo, coordenadora da competição, a Copa foi dividida em quatro categorias: sub 8, sub 10, sub 12 e absoluto. “O evento superou as nossas expectativas. Foram 60 participantes apenas na modalidade absoluto. Tivemos a participação dos enxadristas da cidade de Maracajú e de projetos sociais da Cidade que estimulam a prática de xadrez. E este foi apenas o primeiro evento. A tendência é que aumente a cada ano”, completou. O xadrez de Maracajú foi representado por nada menos que 30 atletas.

A professora explicou que o primeiro lugar em cada categoria foi premiado com um troféu. Nas categorias sub 12 e sub 14, também receberam medalhas os segundos e terceiros colocados. E na sub 8 e sub 10, foram premiados os dez atletas que conquistaram a melhor pontuação. A medida de premiar até o décimo lugar visou incentivar os pequenos atletas no esporte. “Como são crianças, se faz necessário este incentivo para que eles não se sintam desvalorizados por não ganharem e continuem treinando”.

ALIMENTOS

Além do incentivo a pratica esportiva responsável pela melhoria no raciocínio lógico e outros benefícios, a copa também colaborou para o incentivo à solidariedade. A inscrição para o evento foi um quilo de alimento não perecível. Segundo Cirilo, a doação não foi obrigatória, mas trouxe resultados.

“Conseguimos alguns alimentos, como cinco pacotes de arroz e outros, que serão doados para uma instituição beneficente”, completou. A competição foi encerrada por volta das 17 horas.