Veículos de Comunicação

Esportes

ESPECIAL: ?Minha mãe quase desmaiou, meu pai ficou doido?

Menino do Sport, Ciro, sonha jogar na Europa e ajudar a família

Ciro fez um gol em Corumbá e outro em Três Lagoas -
Ciro fez um gol em Corumbá e outro em Três Lagoas -

Ele tem faro de gol. É artilheiro desde as categorias de base. Com apenas 20 anos de idade, o menino Ciro Henrique Alves Ferreira e Silva, nascido e criado na cidade de Salgueiro no interior de Pernambuco já freqüenta as seleções de base e os profissionais do Sport Clube do Recife.

O irmão do meio de três irmãos, filhos do radialista Carlos e da professora Carla da cidade pernambucana de aproximadamente 55 mil habitantes sofreu no início da carreira. Antes do futebol profissional apenas estudava, mas sempre “batia uma bolinha” com os amigos. “Por ser do interior era mais difícil as coisas quando a gente chegava na capital”, conta.

No ano de 2006, então com 17 anos, Ciro jogava no time da cidade, o Salgueiro. Uma série de amistosos contra o Sport, mudou o rumo da vida do menino do interior. “Joguei quatro amistosos pelo Salgueiro contra o Sport e fiz um gol em cada partida. Depois disso, arrumei um teste no Sport em Recife”, vibrou.

A cidade grande sempre deixou o garoto em dúvida. Começar a jogar em uma equipe de renome nacional não é fácil. “No começo foi difícil conquistar meu espaço, cheguei a desistir várias vezes fui até para a rodoviária, mas os amigos de lá me impediram de partir. A estrutura não era muito boa, aí dava vontade de largar tudo”, afirmou Ciro.

O ano de 2008 foi especial para o atacante. Após ser Campeão Pernambucano pela equipe de juniores marcando 34 gols em 29 jogos, Ciro começou a treinar com os profissionais. E não demorou a chegar o dia da estréia na equipe principal do “Leão”.

“Foi dia 31 de julho de 2008, contra Ipatinga na Ilha do Retiro (estádio do Sport). Entrei aos 18 minutos do segundo tempo. No meu primeiro lance sofri pênalti. O Luciano Henrique bateu e fez o gol. Depois, aos 43 minutos do segundo tempo, marquei um golaço”, sorriu. O jogo terminou 3 a 1 a para o Sport. “Me emocionei demais, minha mãe quase desmaiou em Salgueiro, meu pai ficou doido. A cidade parou, no jornal no outro dia estava escrito: Nasce um ídolo”, contou mostrando o vídeo no Youtube (site de vídeos na internet) feito em homenagem a ele pela torcida do Sport.

Ciro conta também que já teve várias propostas para ir embora para a Europa. “Mas o Sport não libera. Dizem que ofereceram pouco”. Os direitos federativos (antigo passe) dele, estão divididos. “Eu sou dono de 10%, outros 10% são do meu empresário e os 80% restantes pertencem ao Sport”.

Sonhos

“Ajudar a minha família, independente do clube que eu estiver. Fazer um bom Campeonato Brasileiro abre muitas portas. Quero jogar na Europa, carreira de jogador é muito curta”.

Conselhos

O atacante do Sport dá a dica aos garotos que, como ele, querem se dar bem no futebol. “Nunca desistir, trabalhar, trabalhar e trabalhar. Dificuldades vão aparecer muitas. Tem que ter perseverança, se trabalhar direito e entregar na mão de Deus as coisas acontecem positivamente”, concluiu.

Ficha

Nome: Ciro Henrique Alves Ferreira e Silva,
Idade: 20 anos
Nascimento: 18/04/89 em Salgueiro – PE
Posição: Atacante
Clubes: Salgueiro (PE) e Sport Clube do Recife (desde 2006)
Títulos conquistados: 2008 Campeão Pernambucano de Juniores 2008 (29 jogos e 34 gols)
Copa do Brasil 2008 (Fez parte do elenco – 1 jogo)
Campeão Pernambucano Profissional 2009 (Artilheiro com 14 gols)