Veículos de Comunicação

Esportes

ESPECIAL: ?O Alan Kardec têm tudo para ser o meu sucessor?

Maior ídolo do Vasco elogiou o atacante da Seleção Sub-20

Alan Kardec fez gol no Corumbaense e no Comercial, o Misto passou ileso -
Alan Kardec fez gol no Corumbaense e no Comercial, o Misto passou ileso -

Ele é um dos maiores artilheiros da história das divisões de base do Vasco. No clube desde 2000, Alan Kardec de Souza Pereira Junior é chamado pela fanática torcida do time de São Januário de “O Matador da Colina”, devido a facilidade em balançar as redes adversárias. Alan Kardec é também o mais velho dos atletas convocados pelo técnico da Seleção Brasileira Sub-20, Rogério Lourenço.

O vascaíno, filho de Alan e Eloísa, têm 1m85cm de altura e pesa 75kg, profissionalizou-se em 2007 no clube carioca, fato que o leva a ser um dos mais conhecidos do grupo. Pode se dizer que o atacante tem um endereço privilegiado: a Barra, na capital fluminense. Alan não pára de praticar esporte nem mesmo nos momentos de descontração e folga.

“Meu passatempo predileto é o futevôlei que eu jogo na praia da Barra com meus amigos”, conta. Natural da cidade de Barra Mansa, localizada a 128 km do Rio, Kardec foi para o Rio de Janeiro com 13 anos tentar a sorte no Vasco. Com o sucesso na base, chegou a ser cogitado para jogar no Paris Saint Germain (FRA), mas acabou ficando no Brasil.

Alan Kardec garante que não têm nenhuma mania. “Não que eu lembre pelo menos”, risos. O jogador não tem muitos títulos ainda, principalmente devido a fase que o atual clube passa – O Vasco joga atualmente a Série “B” do Brasileiro – mas recebeu elogios simplesmente do maior ídolo da história do clube da Cruz de Malta. “O Alan Kardec têm tudo para ser o meu sucessor”, afirma Roberto Dinamite. Na próxima segunda-feira (31), o técnico Rogério Lourenço vai divulgar a lista dos escolhidos que irão para o Mundial do Egito. Alan mantém a fé, mas sabe que a briga será boa.

“O grupo está de parabéns. Estamos todos em condições de disputar o Mundial, mas temos de lembrar que também há jogadores como Dentinho, Sandro, Alex Teixeira, que não estavam aqui e devem ir para o Egito. De qualquer modo, espero estar na lista também”, finalizou o atacante vascaíno. Dos poucos títulos da carreira, ele destaca dois.

“Fui campeão da Copa Brasil-Japão em 2004 pelo Vasco. Fiz quase 10 gols. E esse ano conquistei o Campeonato Sul Americano Sub-20 com a Seleção”.

Nessas andanças, viagens, que o mundo do futebol proporciona, ele diz rapidamente quando perguntado sobre o local mais bonito que visitou. “Dubai, nos Emirados Árabes. Nossa, lá é muito bonito mesmo”, conta. O atacante do Vasco aprovou os dias passados em Três Lagoas. “A cidade é muito boa. A torcida calorosa, carinhosa demais. O jogo contra o Misto foi difícil, o campo não era dos melhores. Mas terminamos bem a preparação por aqui”. Só que os treslagoenses não viram o “matador” balançar as redes. Alan fez dois gols em Corumbá, na goleada contra o Corumbaense por 4 a 1 e fez outro gol em Campo Grande, na vitória de virada por 2 a 1 sobre o Comercial.

Sonho

“Meu grande sonho nesse momento é conquistar o título mundial para os meus pais”.

Ficha

Nome: Alan Kardec de Souza Pereira Junior
Idade: 20 anos
Nascimento: 12/01/1989, em Barra Mansa (RJ)
Criado em: Barra Mansa (RJ)
Posição: Ataccante
Clubes: Vasco desde 2000 
Títulos: Campeão da Copa Brasil-Japão em 2004 pelo Vasco (8 gols)
Campeão Sul Americano Sub-20 (2009 pela Seleção Brasileira)