O esporte amador, ou seja, aqueles que praticam por prazer ou sem patrocínio continua apresentando bons frutos na cidade, mesmo com pouco apoio. A “Associação de Kung Fu Luohan de Três Lagoas”, é um exemplo. Na cidade desde 2007, a academia vem obtendo bons resultados nos campeonatos que disputa. O segredo é a dedicação de instrutores e monitores que lutam diariamente para passar conhecimentos aos 23 alunos hoje matriculados.
“No começo tínhamos uma sede provisória, que estava em reformas. Muitos desanimaram e abandonaram o esporte porque não tínhamos um local específico para o Kung Fu”, contou o Instrutor nível 2 da Luoahn, João Flávio Soares da Silva. A idade dos praticantes em Três Lagoas varia de 3 a 43 anos.
As aulas acontecem de segunda a quinta à partir das 8h50. Os professores e monitores participam de campeonatos de níveis mais fortes, sempre com intuito, além da vitória, de passar experiência maior aos que desejam treinar em nível de competição.
“Esse ano, a maior dificuldade tem sido a locomoção. A prefeitura dessa vez não pôde nos ajudar. Na última competição por exemplo, tive que fretar um ônibus. É claro que uma parte foi cobrada dos alunos”, explicou Silva.
O torneio citado pelo instrutor foi realizado na cidade de Araçatuba (SP), no último final de semana. Foi o “Gladiation Night”, disputado por atletas de três de Estados. Três Lagoas esteve representada por 10 lutadores, que acabaram trazendo um total de oito medalhas: quatro de ouro, três de prata e uma de bronze. “Esse ano aumentou muito o número de inscrições, o que acabou elevando também o nível técnico da competição e a dificuldade dos meninos”, disse Silva.
A Associação Luohan contou com o apoio de uma empresa de ônibus da cidade, mas o instrutor não revelou qual a forma de incentivo foi dado. Ele aproveitou para fazer um pedido. “As indústrias nos apoiar com material por exemplo. Estou colocando tatame novo na academia, mas não está fácil. Tenho que comprar a lona por exemplo e ir buscar em Ilha Solteira. Se alguém patrocinasse, poderíamos colocar o logo da empresa nela”, avaliou.
O esporte, como não poderia ser diferente, só traz benefícios segundo o professor. “Hoje todos que praticam o Kung Fu têm uma maneira de se comportar mais disciplinada.
Na parte física, a pessoa fica com uma disposição ainda maior. Aqueles que têm mais idade, melhoram bastante a coordenação e os reflexos”, ressaltou.
SERVIÇO
A academia da Associação Luohan de Kung Fu de Três Lagoas, fica localizada na rua 15, no Bairro Santos Dumont. O telefone para contato, inscrições ou para patrocínio é 9646 9344 e o e-mail é [email protected]