Os primeiros 25 minutos de jogo foram do Comercial. A equipe do técnico João Torres pressionou, teve um gol anulado pelo árbitro Mário Vilela, mas viu seu adversário crescer aos poucos e equilibrar as ações. A segunda etapa continuou equilibrada. Com os treinadores fazendo muitas alterações o jogo caiu um pouco de ritmo.
A equipe comercialina atacava, mas sofria com os contra ataques do Flamengo. O atacante Tóti incomodava a zaga alvinegra. Como no Varzeano não há marcação de impedimento, quase sempre ele estava “na banheira”, esperando para aproveitar alguma falha dos defensores.
Mas por uma ironia do destino, foi justamente o substituto de Tóti, o atacante Paulo Pereira, quem decidiu o jogo e o campeonato. Em um dos contra ataques, após o Comercial sair jogando errado, o Flamengo recuperou a posse de bola aos 38 minutos (no Varzeano são dois tempos de 40 minutos) e ficaram três atacantes contra apenas dois zagueiros.
Wesley ficou cara a cara com o goleiro Duda, mas preferiu tocar para Paulo Pereira que apenas escorou para o gol vazio e decretou o início da festa da torcida rubro-negra, que compareceu em grande número no Madrugadão: Flamenguinho do Paranapungá campeão Varzeano 2012!!!