Aproximadamente 600 policiais militares estarão no efetivo que vai fazer a segurança do jogo da Seleção Brasileira de futebol, que enfrenta a Venezuela em Campo Grande, no dia 14 de outubro, no estádio Morenão. A partida será realizada pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo da África, que acontece no ano que vem.
Segundo o comandante do 10º Batalhão da PM, tenente-coronel Francisco de Assis Ovelar, o plano de ação de segurança já foi montado e será apresentado para a Confederação Brasileira de Futrebol (CBF) durante reunião que acontece na próxima quinta-feira (1º), na Capital.
De acordo com o tenente-coronel Ovelar, os policiais farão a segurança interna – fora do estádio e nas ruas próximas – e dentro do Morenão, tanto em campo como nas cadeiras. Policiais da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) estarão responsáveis pela segurança dentro do campo, para os jogadores e árbitros. A Companhia deve atuar com cerca de 50 soldados no efetivo.
Ao redor do Morenão serão instaladas grades de contensão para coibir a entrada de pessoas sem ingresso ou descredenciadas. Outro objetivo da colocação das grades é impedir a ação de vendedores ambulantes na área, uma vez que é determinação da Fifa deixar a região ao redor do evento limpa para o livre trânsito de público.
“É importante ressaltar que o policiamento não será esvaído no restante da cidade durante a realização do jogo. O que vai acontecer é que mais policiais estarão trabalhando nesta ocasião para evitar que aconteçam ocorrências e garantir que todos possam prestigiar o evento com segurança”, afirma o comandante Ovelar, que acompanhou todo o sistema tático da segurança montado para a partida oficial na capital baiana – onde aconteceu o último jogo da Seleção. A viagem aconteceu a convite da CBF.
Trânsito
Para manter a tranquilidade no trânsito, a Companhia Independente de Polícia de Trânsito (Ciptran) vai atuar com 70 policiais nas vias próximas do estádio. O policiamento será mais intenso na região da Via Morena, avenida Costa e Silva e Interlagos, rua Trindade e na BR 163.
Visando não afogar o trânsito no dia do jogo, a orientação é de que o público se dirija até o estádio através de transportes alternativos. “Em volta do Morenão não haverá lugar para estacionar, a não ser nas vias secundárias e em um estacionamento especial na frente do Parque de Exposições Laucídio Coelho. Por isso nós orientamos que o público vá até o jogo com transportes alternativos, como ônibus ou táxi”, direciona o tenente-coronel.
Para aqueles que optarem ir de carro e estacionar no entorno do parque de exposições, Ovelar afirma que haverá um ônibus especial para transportar os torcedores que deixarem seus carros naquele local. A área destinada para os veículos de imprensa será atrás das arquibancadas cobertas.
Os policiais da Ciptran também serão responsáveis pela escolta dos jogadores, comissão técnica e dirigentes durante os percursos nas ruas da Capital.
Mais detalhes
Outros detalhes ainda devem ser definidos para a atuação da polícia no dia do jogo. Estes pontos serão debatidos no dia da reunião, no dia 1º. Entre os quesitos a serem colocados está o horário da partida, que ainda não foi definido e repassado para a PM – já que todos os jogos das eliminatórias sul-americanas devem acontecer na mesma hora.
Um outro plano de ação ainda deve ser esquematizado de acordo com os horários de treino das Seleções, a informação também deve ser repassada durante a próxima reunião.