Veículos de Comunicação

Esportes

Lula viaja para anúncio da sede das Olimpíadas 2016

Nos dias anteriores à solenidade, Lula vai reforçar a campanha do Rio

-
-

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca na noite de hoje (29) para Copenhague, na Dinamarca, para a solenidade de escolha do país que vai sediar as Olimpíadas de 2016. O Rio de Janeiro disputa a vaga com Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão). O anúncio está marcado para sexta-feira (2).

Nos dias anteriores à solenidade, Lula vai reforçar a campanha do Rio. Segundo o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, nos últimos dois anos, o presidente está engajado na promoção da capital fluminense para sede dos jogos.

Ele citou como três momentos de destaque: participação de Lula na abertura das Olimpíadas de Pequim em agosto de 2008, visita ao parque olímpico em Londres que realizará os jogos de 2012 e apresentação da candidatura do Rio à comissão de avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) em abril deste ano. 

“O presidente Lula acredita que é chegada a hora de o Rio de Janeiro sediar a olimpíada por suas qualificações e pelas qualificações do Brasil, além de representar a América do Sul”, disse Baumbach.

Se o Rio for escolhido, será o primeiro país sul-americano a sediar uma olimpíada. A comitiva presidencial será composta pelos ministros da Justiça, do Esporte, do Turismo, o presidente do Banco Central, o governador e o prefeito do Rio, além de Carlos Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP).

O ex-jogador Pelé, o nadador paraolímpico Daniel Dias e a velejadora Isabel Swan, medalhista em Pequim, também farão parte do grupo. São esperados ainda o tenista Gustavo Kuerten, o nadador olímpico César Cielo e o escritor Paulo Coelho.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também vai acompanhar a cerimônia de anúncio na Dinarmarca.