Depois de marcar cinco gols na estreia, a Seleção Brasileira Sub-20 passou em branco hoje no “Port Said Stadium”, em Port Said, Egito. Mesmo assim, o empate por 0 a 0 com a República Tcheca foi suficiente para classificar a equipe canarinho para as oitavas de final do Mundial sub-20.
Com o resultado, a seleção tetracampeã da categoria chega aos quatro pontos, mantém a liderança do grupo E e se garante, na pior das hipóteses, como um dos quatro melhores terceiros colocados desta primeira fase. Os tchecos, com também quatro tentos, mas pior saldo, também avançam.
O JOGO
Faltou futebol no primeiro tempo. Com os europeus retrancados, o Brasil terminou os primeiros 45 minutos com 68% de posse de bola, mas sem criar qualquer chance real de gol. O time canarinho deu apenas três chutes, todos para longe do gol. O esquema do time de Rogério Lourenço não teve força no ataque. Alan Kardec isolado na frente não teve a ajuda dos meias e nem mesmo dos alas e acabou praticamente sem receber nenhuma bola. Emoção para a torcida apenas no intervalo, quando um cachorro invadiu o campo e deu um baile nos gandulas que tentaram alcançá-lo.
O panorama do jogo seguiu o mesmo na etapa final, com os tchecos recuados e o Brasil com o controle de bola. Aos poucos, porém, a equipe do técnico Rogério Lourenço começou a achar espaços e levar perigo. Aos 13, Giuliano fez fila na defesa e chutou por cima. Quatro minutos depois, Alex Teixeira pegou sobra e acertou o travessão de Vaclik. Mas os meninos do Brasil não mantiveram o ritmo. Lourenço tentou dar ânimo ao ataque, trocando Paulo Henrique Ganso por Douglas Costa e Alan Kardec por Maicon. No entanto, a retranca dos tchecos prevaleceu.
GRUPO
No outro jogo válido pelo grupo E nesta quarta, a Costa Rica, goleada pelo Brasil na estreia, se recuperou com uma vitória por 3 a 0 sobre a Austrália e entrou na briga pela classificação. Madrigal, Devere e Guzman marcaram para a equipe da América Central, que assume a terceira posição com três pontos e deixa o rival da Oceania na lanterna, com zero. A chave será encerrada no próximo sábado, com dois jogos às 15h30 (MS). O Brasil tenta assegurar o primeiro lugar da chave contra os australianos novamente em Port Said. Costarriquenhos e tchecos se enfrentam no mesmo horário na Alexandria.