Veículos de Comunicação

Esportes

Uruguaio Ghiggia na Calçada da Fama do Maracanã

Em 1950 ele calou os torcedores brasileiros na final da Copa

Ghiggia é o 100º jogador na Calçada da Fama do Maracanã -
Ghiggia é o 100º jogador na Calçada da Fama do Maracanã -

O uruguaio Alcides Ghiggia foi homenageado ontem no estádio do Maracanã no Rio de Janeiro. Agora, o “carrasco” brasileiro tem os pés na Calçada da Fama do estádio. Ghiggia é o centésimo jogador a colocar os pés na Calçada da Fama, sendo o sexto estrangeiro. O ex-jogador uruguaio é conhecido pelo gol (o da virada) que marcou na vitória por 2 a 1 sobre o Brasil, na final da Copa do Mundo de 1950. A Celeste Olímpica foi campeã pela segunda vez, impondo à seleção brasileira a pior derrota de sua história, chamada até hoje de “Maracanazo”.

Além dele, tiveram a honra o sérvio Petkovic, o chileno Figueroa, o paraguaio Romerito, o alemão Beckenbauer e o português Eusébio. Ghiggia agradeceu aos brasileiros. O uruguaio estava eufórico. “Nunca pensei que seria homenageado no Maracanã, estou muito emocionado. Meus sinceros agradecimentos ao publico. Desejo muitas felicidades no ano novo e viva o Brasil”, disse o ex jogador.

O espaço em que a calçada da fama se encontra estava repleto de turistas. Com a movimentação dos jornalistas, todos se perguntavam quem iria aparecer. A maioria sonhava com a aparição do meio de campo Petkovic, do Flamengo. Mesmo sabendo que o personagem do dia seria um carrasco, o público permaneceu em volta da região destinada à homenagem. No entanto, pouquíssimos aplausos foram ouvidos durante a cerimônia.

A recém inaugurada estátua de Zico foi, naturalmente, muito mais festejada pelos milhares de turistas, que faziam fila para conhecer o Maracanã. Ghiggia atuou no Peñarol, ganhando três Campeonatos Uruguaios. Também jogou pelo Milan e Roma, na Itália, além de se naturalizar para defender a seleção italiana nas eliminatórias de 1958.