RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de abril

Com quase 250 atendimentos diários, INSS vai repaginar unidade em Três Lagoas

Serviços vão desde agendamentos, perícias à liberação de benefícios como pensões e aposentadorias

Por André Barbosa
06/09/2017 • 13h00
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A Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve passar por uma reforma estrutural e em seu sistema de atendimento, na próxima semana. A repaginação da unidade, que chega a atender mais de 250 pessoas diariamente, deverá se assemelhar ao de uma agência bancária com, inclusive, equipamento expeditor de senhas e boxes separando a ala de espera, dos atendidos. As mudanças, segundo a gerência local, visam propiciar mais privacidade, agilidade e segurança aos beneficiários do Instituto, bem como facilitar o trabalho dos servidores públicos.

As alterações do layout estão ocorrendo em poucas unidades no estado de Mato Grosso do Sul, dentro de algumas reformulações de atendimento, previstas pela superintendência do Instituto. Três Lagoas, por ter tempo de espera razoável, será a segunda cidade a receber as reformas, atrás de Campo Grande. “Haverá aquisição de equipamentos, como impressoras e outros, bem como adição de divisórias e monitores de TV, ao invés de monitores de computador. Não há como estimar o custo do investimento, pois ocorre a nível de gerência”, disse a gerente da agência previdencial de Três Lagoas, Rosane Ballerini.

O modelo novo de unidade começará a ser ‘trabalhado’ a partir do próximo dia 12. “Buscamos hoje, uma efetividade maior no atendimento. Para que o segurado compareça em uma quantidade de vezes menor, à agência e que consiga resolver os problemas de uma única vez. A intenção é retirar o segurado de dentro da agência, para concentrar a força de trabalho na análise de direitos”, explicou a gerente.

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Movimento

Em Três Lagoas são agendados diariamente, média de 25 pessoas (entre aposentadorias e pensões), além de agendamentos de recursos, que não são computados nos atendimentos normais, bem como perícias diárias, totalizando movimento de 250/dia.   

“Queremos reduzir o tempo de espera, de 40 a 50 dias, buscamos reduzir isso substancialmente para que a pessoa que veio buscar seja uma certidão ou processo de aposentadoria ou pensão, uma celeridade maior”.

Rosane afirma que a agência de Três Lagoas é reconhecida no MS, como uma das mais ágeis em agendamentos de perícias, pelo INSS. “As perícias de Três lagoas estão sendo agendadas no mesmo dia. Isso se deve ao quantitativo razoável de médicos lotados dentro da agência. Conseguimos ofertar um número de perícias suficiente para nossa demanda e também para atender a região do bolsão e até algumas cidades limítrofes no estado de São Paulo, que não têm perícias. Somos 12 servidores, sete atendendo pela manhã e os demais a tarde. Alcançamos altos índices, devido ao comprometimento das equipes”, disse.

Finalizando, Rosane informou ainda que, umas das intenções da agência, é de que a pessoa que entre na unidade três-lagoense saiba exatamente aonde se dirigir, para ser atendido. “Percebemos que, muitas pessoas que aqui chegam, ficam um pouco perdidas. Com a implantação do expeditor de senha e autoatendimento, não precisará passar por uma triagem, ou pré-atendimento de um servidor. Além de não se sentir tão exposta, quando for atendida, mantendo sua privacidade, entre outros”, disse.

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