RÁDIOS
Três Lagoas, 13 de agosto

Crianças com comorbidades começam a ser vacinadas

Frascos têm cores e doses distintas para evitar erros na aplicação

Por Tatiane Simon
15/01/2022 • 07h59
Compartilhar

Começa neste sábado (15), em Três Lagoas, a vacinação de crianças com mais de cinco anos de idade. A campanha vai priorizar, inicialmente, crianças que possuam alguma comorbidade. Segundo levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 630 crianças atendem ao perfil para receber a primeira dose da vacina da fabricante da Pfizer.  A campanha inicia hoje na Clínica da Criança, das 8h às 18h.

De acordo com a pasta, a vacinação para este grupo vai funcionar com uma dinâmica diferente. Após a vacinação, os profissionais de saúde solicitarão para que a criança permaneça no local em observação por cerca de 20 minutos, assim como é orientado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde. Além disso, o acompanhante da criança será informado das principais reações normais da vacina. As mais comuns são: dor, inchado e vermelhidão no local da aplicação, febre, fadiga, dor de cabeça, calafrios, dor muscular e dor nas articulações. “E, em caso de a criança apresentar dor repentina no peito, falta de ar ou palpitações após a vacina, deve ser levada ao médico”, orienta a pasta.

Outro detalhe é a identificação do frasco, que é na cor laranja e contém uma dose de 0,2 ml.

AUTORIZAÇÃO

Para ser imunizada, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsável legal para que manifestem sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência desses, a vacinação deve ser autorizada (pelos pais ou responsável legal) por meio de um termo de assentimento. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Três Lagoas