RÁDIOS
Três Lagoas, 16 de junho

Dia do Abraço: um gesto que traz benefícios à saúde

O abraço libera a oxitocina no cérebro, ou seja, o humor do bem-estar, pontuou o psicólogo Ady Santos

Por Sidney Cardoso
22/05/2024 • 11h49
Compartilhar

Nesta quarta-feira (22), é comemorado o ‘Dia do Abraço'. O gesto de abraçar alguém pode trazer diversos benefícios para saúde física e mental das pessoas, além ser um sinal de união, amizade e companheirismo.

Os benefícios de abraçar alguém é comprovado cientificamente. Este gesto é capaz de trazer sensação de alegria e felicidade. Segundo o dicionário, o verbo abraçar significa "ação de envolver algo ou alguém com os braços". Na prática, ele significa muito mais que isso.

O abraço pode parecer um algo tão simples, mas é um gesto que traz diversos benefícios para a saúde e o humor das pessoas. O servidor público, Mauricio Corrêa e o filho Enzo Henrique, de 10 anos, são exemplos de pessoas felizes e que amam se abraçar.

JPNEWS: BANNER FAMÍLIA É TUDO 14.05 A 23.12.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um estudo publicado em abril deste ano, na revista científica Nature Human Behaviour mostra que o hábito de abraçar pode diminuir a dor, depressão e ansiedade, além trazer melhora para o bem estar.

Além de carinho, abraçar também significa apoiar, seja alguém que está passando por um momento difícil ou precisa de incentivo, além dos benefícios para saúde física e metal, como pontuou o psicólogo, Ady Santos. 

"O abraço tem uma importância muito grande para a construção subjetiva das pessoas. Além da parte fisiológica, o abraço e a fraternidade, esses lanços afetivos, liberando a oxitocina no nosso cérebro, ou seja, o humor do bem-estar", explicou o psicólogo, Ady Santos. 

Mesmo que não tenhamos as palavras certas para aquele momento, receber um simples abraço caloroso e sincero, é gesto um de solidariedade, união, amizade e companheirismo, que pode transformar o dia e a vida de uma pessoa.

Veja na reportagem abaixo: 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas