RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Empresa da Rússia retoma negociação para compra da UFN 3

Ministra da Agricultura participou de encontro na Rússia para tratar sobre o fornecimento de fertilizantes para o Brasil

Por Ana Cristina Santos
17/11/2021 • 16h06
Compartilhar

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, reuniu-se nesta quarta-feira (17) com autoridades e empresários da Rússia, em Moscou, para falar sobre o fornecimento de fertilizantes para o Brasil. Todos garantiram que não vão deixar de cumprir os contratos de fornecimento de fertilizantes ao Brasil, com possibilidade de aumentar o volume de exportações.

"Tivemos aqui a garantia, tanto do governo russo quanto das empresas de fertilizantes, de que nós não teremos problemas com a entrega de fertilizantes, tanto de potássio quanto dos fosfatos", anunciou a ministra.

A ministra também esteve com o vice-presidente da produtora global de fertilizantes minerais complexos Acron, Vladimir Kantor, que garantiu o aumento de ao menos 10% das exportações de fertilizantes para o Brasil. Ele também informou sobre o prosseguimento das negociações para a aquisição da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3), da Petrobras, em Três Lagoas.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ministra Tereza Cristina ouviu do CEO da EuroChem, Vladimir Rashevskiy, planos de investimentos da empresa no Brasil para aumento da produção nacional de fertilizantes. A EuroChem é líder mundial na produção de fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos.

O objetivo da viagem da ministra é abrir negociação com os principais fornecedores de fertilizantes, produto essencial para a produção agropecuária que enfrenta restrições na oferta mundial.  

PLANO

Em dezembro, o governo federal vai lançar o Plano Nacional de Fertilizantes. O objetivo é reduzir a dependência do Brasil de fornecedores internacionais. Atualmente, em média, cerca de 85% dos fertilizantes usados no Brasil são importados.

A meta do governo federal é reduzir a importação em torno de 60% com o plano que será lançado.

Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, o plano que será lançado pelo governo federal pode ser uma excelente oportunidade para venda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3), da Petrobras, em Três Lagoas. “ Temos mercado interno, dependência de Importação e um plano de fortalecimento da indústria no Brasil”, comentou.

O Plano prevê incentivos fiscais e tributários a fabricantes; mapeamento de áreas com reservas minerais a serem exploradas e exposição desses potenciais para a iniciativa privada; desburocratização de toda a cadeia de produção, abertura de linhas de crédito especiais para investidores do setor, entre outros benefícios.

Os incentivos previstos no plano, bem como a demanda brasileira pelo produto, são considerados fatores importantes para destravar a venda da UFN 3, que teve a obra paralisada em dezembro de 2014 após a Petrobras romper o contrato com o Consórcio responsável pela construção da fábrica que, na época, já havia consumido mais e R$ 3 bilhões.

A Petrobras colocou a UFN 3 à venda em setembro de 2017, alegando que não tinha mais interesse em seguir no seguimento de fertilizantes. A empresa Rússia manifestou interesse na compra da fábrica, mas de mas depois desistiu da compra diante do empecilho para o fornecimento do gás natural, que viria da Bolívia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas