Três Lagoas, 05 de agosto(67) 99229-0519
JPNEWS: SUZANO

Lipo não garante barriga chapada para sempre

Procedimento cirúrgico e estético é indicado para eliminar gordurinhas localizadas

Por Tatiane Simon
11/11/2018 • 06h54
Compartilhar

Apesar de boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem ocorrer devido a características genéticas, à falta de controle do peso ou de atividade física. 

De acordo com o cirurgião plástico Guilherme de Oliveira, a lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos. Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, em demais casos, ela é usada com procedimentos de cirurgia plástica tais como o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia.

A lipoaspiração, no entanto, não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares. Indivíduos com áreas de gordura no corpo e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos a este procedimento. 

"Por este motivo que a lipoaspiração não é garantia de barriguinha 'chapada' para sempre", explica Guilherme de Oliveira.
Segundo o especialista, o contorno pode até ser mantido ao longo do tempo, mas se a pessoa possuir péssimos hábitos alimentares, a consequência será a obesidade.

"Neste caso, a paciente tende a engordar onde não houve o procedimento cirúrgico, como braços, coxas e culotes", esclarece.

O cirurgião plástico reforça que a lipoaspiração é indicada para pessoas com as chamadas "gordurinhas localizadas". "Se você está incomodada com o excesso de acúmulo de gordura – localizado em qualquer lugar de seu corpo – e não vê resultados positivos com dieta ou prática de exercício físico, a lipoaspiração pode ser indicada", explica.

Também é importante estar atento à algumas indicações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP): adultos, com 30% do seu peso ideal, que têm a pele firme e com bom tônus muscular; indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização; não fumantes; indivíduos com atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico; indivíduos determinados a seguir as recomendações do cirurgião plástico.

RESULTADOS

De acordo com a Sociedade, o inchaço causado pela cirurgia desapareça após alguns meses. Quando o inchaço desaparecer, o novo contorno corporal será visível. 
Seguir algumas recomendações fará com que você mantenha os resultados obtidos inicialmente com a lipoaspiração, ou seja, é preciso manter peso adequado e adotar um estilo de vida saudável. O ganho de peso pode reverter os resultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews

VEJA MAIS