RÁDIOS
Três Lagoas, 15 de julho

Mais Ciclovias, árvores e calçadas

Confira o Editorial da edição do Jornal do Povo deste sábado

Por Rosário Congro Neto
04/12/2021 • 06h15
Compartilhar

Três Lagoas é uma cidade plana e muito propícia para se deslocar utilizando como meio de transporte bicicletas. Nos anos sessenta e setenta as bicicletas na cidade eram emplacadas pela Prefeitura Municipal, que fazia registro de todas as “magrelas”. Esse fato documentava a propriedade e o proprietário da bicicleta e as colocava sob proteção. Ninguém circulava sem a sua respectiva chapa juntamente com buzina, refletores luminosos nas rodas, na traseira e dianteira, com um farol que era acionado por dínamos que impulsionavam rente aos pneus a geração da energia que garantia a sua iluminação. Três Lagoas nesta época não tinha a iluminação de hoje, que aos poucos está sendo substituída por lâmpadas de Led.

A primeira ciclovia instalada na cidade foi a da avenida Olinto Mancini interligando o Jardim Alvorada à região central e a partir daí, outras foram sendo instaladas em canteiros centrais de nossas avenidas. É fato que as ciclovias precisam ser mais sinalizadas e os ciclistas alertados de que não devem atravessar ruas sem observar as condições de segurança.

Diante desta constatação a administração municipal poderia promover campanha educativa, alertando ciclistas para os perigos de se trafegar sem observar condições seguras de travessia de rua, assim como estimular a instalação de plaquetas refletoras para durante a noite terem mais visibilidade ao trafegarem pelas ruas e serem vistos pelos condutores de veículos automotores. Ampliar a extensão de ciclovias para os bairros é medida que democratiza mais ainda os meios de transporte para a população, que se sentirá estimulada e mais segura para utilizar bicicletas em seus deslocamentos.

JPNEWS: BANNER FAMÍLIA É TUDO 14.05 A 23.12.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E não é por acaso que esta medida, se adotada com rapidez virá em socorro de seus usuários em tempos de altíssimo preço da gasolina, que faz sangrar os bolsos dos consumidores. Interligar bairros, incrementar a arborização da cidade, exigir o calçamento dos passeios públicos e a edificação de muros em terrenos baldios, certamente, mudará o aspecto da nossa Três Lagoas, que se apresenta suja, tomada de mato por todos os lados.

A responsabilidade não é só do poder público, mas de todos, principalmente dos proprietários de imóveis urbanos. Se todos derem sua contribuição adotando essas providências, o três-lagoense vai estufar o peito e dizer alto e bom som, moro numa cidade limpa onde todos contribuem para seu embelezamento. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas