Veículos de Comunicação

Desembaraço

Porto seco deve ser licitado neste segundo semestre

Processo, de acordo com Verruck, sofreu um atraso em razão da necessidade de mudança na modalidade do projeto

Porto seco visa o desembaraço das importações e exportações - Arquivo/JPNEWS
Porto seco visa o desembaraço das importações e exportações - Arquivo/JPNEWS

Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, no segundo semestre deste ano a Receita Federal deve publicar o edital de licitação para definição da empresa que ficará responsável pela a instalação da Estação Aduaneira – também chamada de porto seco -, em Três Lagoas.

 O processo, de acordo com Verruck, sofreu um atraso em razão da necessidade de mudança na modalidade do projeto. Antes, a empresa vencedora ficaria responsável pela concessão, agora não, será através de permissão. Nesse caso, o secretário explicou que a empresa vencedora do certame é que fica responsável pelos investimentos necessários na área de instalação do porto – local onde empresas exportadoras poderão “desembaraçar” documentos para vendas e negociações com compradores de outros países. No Estado, apenas Dourados possui um porto.

Melhorou

Segundo Verruck, essa modalidade, inclusive, é mais fácil do que a de concessão. Em relação a  área de seis hectares na fazenda Rodeio, doada para a instalação do porto seco, de acordo com o secretário, está tudo certo, só faltado mesmo a publicação do edital da Receita Federal e posterior definição da empresa.

Ele disse que os empresários têm cobrado, inclusive, agilidade na implantação do posto seco que visa desembaraçar as importações e exportações.