RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de maio

Primeiro festival de xadrez para autistas será realizado em Três Lagoas

Câmara Municipal de Vereadores será palco da competição, neste sábado (13)

Por Any Galvão
12/04/2024 • 10h54
Compartilhar

O mês de abril é mundialmente dedicado à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste sábado (13), em Três Lagoas, será realizado a primeira edição do Festival de Xadrez dos Autistas, na Câmara Municipal de Vereadores.

Com o objetivo de alcançar crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), será realizada a palestra “Jogos e brincadeiras que ajudam no desenvolvimento de crianças com autismo”, com a psiquiatra Carolina Trevizan. O público-alvo são pais, professores, diretores e toda a comunidade escolar, com a finalidade de promover um ambiente escolar inclusivo.

O enxadrista André Soares Negreiro, de 12 anos, é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista, nível 2. Há dois anos, ele descobriu o xadrez, e desde então, o esporte tem sido fundamental para o próprio desenvolvimento. O xadrez tem contribuído para melhorar a memória, atenção, concentração e raciocínio lógico-matemático, além de ser essencial para a socialização com outras pessoas.

JPNEWS: BANNER  CASA DOS SONHOS CONTR. 28807 01.02 A 31.10.2024 ATUAL. 05.04.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cientificamente comprovado, o jogo de xadrez traz inúmeros benefícios para a mente de crianças, adultos e idosos. Para pessoas com TEA, a prática é um exercício cerebral que desenvolve o raciocínio matemático, pensamento crítico, imaginação, criatividade e comunicação. André, inclusive, progrediu de nível no transtorno, passando do nível 2 para o 1.

Neste sábado, André está entre os 20 enxadristas que participarão do festival. O professor Rodrigo Oliveira, inspirado pela dedicação e determinação de André, teve a ideia de organizar esse festival inédito na cidade. O evento foi cuidadosamente planejado para atender às necessidades dos participantes com Transtorno do Espectro Autista, proporcionando um ambiente acolhedor e confortável para que eles se sintam à vontade.

Veja o cronograma completo:

8h às 8h45 – Credenciamento

8h50 às 9h – Apresentação cultural

9h às 10h – Palestra com Carolina Trevizan: “Jogos e brincadeiras que ajudam no desenvolvimento de crianças com autismo”

9h às 10h – Oficina de xadrez

10h às 10h20 – Entrega das medalhas aos participantes da oficina de xadrez

10h30 – Encerramento

Confira a reportagem abaixo: 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas