Três Lagoas, 26 de outubro
26º C
(67) 99229-0519

Três Lagoas oferta gratuitamente exames preventivos e tratamento para pacientes com câncer de mama

Município registra, em média, seis novos casos por mês

Por Tatiane Simon
13/10/2021 • 14h00
Compartilhar

No mês de prevenção e conscientização ao câncer de mamas, as moradoras de Três Lagoas possuem acesso à mamografia, consultas médicas e tratamento oncológico gratuitamente no município. Os serviços são ofertados por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). 

A cada mês pelo menos seis mulheres moradoras de Três Lagoas são diagnosticadas com câncer de mama. Segundo o médico mastologista da rede pública de saúde, Luiz Otávio Zucca, a média de novos casos tem aumentado no município nos últimos anos e isso se deve ao acesso que as mulheres possuem aos exames preventivos, como a mamografia.

“O cenário de novos casos mudou nos últimos oito anos em Três Lagoas. A quantidade de diagnósticos era bem menor que hoje - por volta de dois a cada mês. Era um número baixo para uma população com mais de 100 mil habitantes”, explica Zucca.

De acordo com o especialista, o perfil das pacientes oncológicas mudou neste período. “O que mais alarma é que a incidência da doença não é somente em mulheres com mais de 40 anos. Temos visto um número de até 10% entre mulheres abaixo desta faixa etária com o diagnóstico positivo para a doença. A tendência de Três Lagoas segue um perfil nacional e as mulheres precisam se tocar, literalmente, e fazer o autoexame”, alerta.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews