
O Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv) apreendeu 116 canetas emagrecedoras ilegais escondidas dentro do estepe de um carro durante uma fiscalização na rodovia MS-386, em Ponta Porã, na fronteira do Brasil com o Paraguai.
Segundo a polícia, os medicamentos estavam sem refrigeração, condição necessária para o transporte seguro do produto, que é proibido no Brasil. Entre os itens apreendidos estão tirzepatida TG, tirzepatida Tirzec e retratutide.
Transporte ilegal
O condutor do veículo afirmou à polícia que comprou os medicamentos no Paraguai e que faria o transporte até São Paulo, recebendo pagamento apenas pelo frete. Além das canetas, também foi encontrado no carro um robô aspirador.
Polícia Federal assume investigação
Diante do flagrante, a Polícia Federal foi acionada e orientou que o motorista, o veículo e a mercadoria fossem encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã, para registro do crime e adoção das medidas legais cabíveis.
Riscos à saúde
Autoridades alertam que o uso de canetas emagrecedoras sem prescrição médica e controle sanitário pode causar sérios riscos à saúde, incluindo efeitos colaterais graves e agravamento de condições pré-existentes.