Veículos de Comunicação

Educação E Arte

Observatório - 04 de Maio de 2012

REJEITOU
A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) rejeitou a proposta do governo do Estado, que ofereceu reajuste de 6% para os funcionários administrativos. O percentual pleiteado pela categoria é de 17%, a contar deste ano até 2014. Na próxima semana, será realizada uma nova audiência para tratar do assunto.

MULHERES
O presidente do diretório estadual do PMDB, Esacheu do Nascimento, postou o seguinte comentário do facebook: “Duas gestoras de alta qualificação. [Torço] por Três Lagoas ter discernimento para escolher pessoas desse quilate para administrar o município. Sucesso!”. O comentário foi feito em uma fotografia em que aparece a prefeita Márcia Moura e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jenir Neves. Por sua vez, Jenir não esconde a vontade de ser vice ao lado de Márcia. Será que emplacam duas mulheres novamente?

CANDIDATO
O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), disse que não abre mão de disputar o governo do Estado, em 2014. A sua declaração deve-se ao fato de o governador André Puccinelli (PMDB) ter sinalizado com a possibilidade de o PMDB abrir mão de lançar candidatura própria, caso o senador Delcídio do Amaral (candidato ao governo pelo PT, em 2014) apareça com vantagens na pesquisa.

QUESTIONAMENTOS
A declaração de Puccinelli permite algumas análises. Caso o senador Delcídio realmente seja o candidato com o apoio do PMDB, a pergunta é a seguinte: Qual seria o futuro da atual vice-governadora Simone Tebet?  Caso Puccinelli saia candidato ao Senado e deixe o governo dez meses antes, conforme as especulações, Simone seria a candidata natural do partido ao governo. Nesse caso, onde ficaria o Nelsinho? E se o PMDB não lançar candidato, o questionamento é o seguinte: Qual seria o futuro de Simone e Nelsinho? E se Puccinelli “pendurar as chuteiras”, como ele próprio diz, Simone deve ser a candidata ao Senado. E Nelsinho? Será candidato a deputado federal?

FOCO
Ainda sobre a declaração de Puccinelli, segundo a qual o PMDB poderia apoiar a eleição de Delcídio, em 2014, há quem acredite que não passe de estratégia para tirar o foco do PT na disputa pela sucessão da Prefeitura de Campo Grande e também em Três Lagoas. O senador é o principal cabo eleitoral de Vander Loubet (PT), na Capital, e de Ângelo Guerreiro (PSD), em Três Lagoas.

CADEIRAS
Enquanto em Paranaíba a Câmara Municipal discute a votação de projeto de lei que amplia o número de vereadores para a próxima legislatura, anulando a votação da sessão anterior, consignada em ata que acabou sendo rejeitada, em Três Lagoas o legislativo municipal dá início às obras de sete gabinetes e outras dependências. Será que esses dois municípios precisam de tantos vereadores?  

CIRCULANDO
Trafegam pela cidade vários carros com adesivos indicando o site
www.angeloguerreiro.com.br. Afinal, querem popularizar o site ou o vereador candidato?