FAVORITO
Segundo pesquisa do Instituto de Mato Grosso do Sul (Ipems), realizada em 20 municípios do Estado, o governador André Puccinelli (PMDB) seria o favorito na disputa pela vaga ao Senado. O levantamento aponta que, em um eventual embate com o deputado federal Reinaldo Azambuja, Puccinelli venceria disparado. Na pesquisa, o governador André Puccinelli aparece com 61,17% da preferência dos eleitores contra 18,83% de Reinaldo.
Educação E Arte
Observatório - 05 de Abril de 2014
FAVORITA
Ainda segundo a pesquisa do Ipems, num segundo confronto, Reinaldo Azambuja também ficaria atrás da vice-governadora Simone Tebet, pré-candidata do PMDB ao Senado. Simone aparece com 39,42% da preferencia do eleitorado na disputa pelo Senado, já Reinaldo Azambuja, com 27,25%.
DESINCOMPATIBILIZAÇÃO
Ontem, foi o prazo final para a desincompatibilização de governadores e secretários de Estado e municipais, além de prefeitos, que pretendem disputar as eleições deste ano. A maior baixa foi registrada entre secretários do governo do Estado, cujos cargos são comissionados. Alguns secretários, vão tentar vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal.
EXONEROU
O governador André Puccinelli (PMDB) publicou ontem, no Diário Oficial do Estado, a exoneração dos secretários estaduais Carlos Marun (Habitação) e Tereza Cristina Correa (Seprotur). O secretário estadual de Obras, o deputado federal licenciado, Edson Giroto, não consta na lista e deve continuar na administração até o final do ano, abrigando espaço na disputa por uma vaga por uma cadeira na Câmara dos Deputados. O presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, já havia sido exonerado, assim como Nelsinho Trad, que deixou a Secretaria Extraordinária de Articulação com os Municípios, e Herculano Borges que deixou a Secretaria da Juventude.
PERMANECE
A vice-governadora Simone Tebet (PMDB), disse na manhã de ontem, em entrevista ao RCN Notícias de que não existe há necessidade dela deixar a função no governo do Estado para ser candidata ao Senado nas eleições deste ano. “Eu não tenho um cargo público, exerço uma função pública. Então, não tenho a necessidade de me afastar do governo, a não ser se eu exercesse cargo em alguma secretaria. Desde dezembro do ano passado pedi exoneração da Secretaria de Governo”, declarou Simone. Mas, daqui para frente até as eleições, Simone não deverá assumir o governo, caso o govenador saia de licença por um motivo ou outro.
ESTRUTURA
Apesar de criada no papel, a Secretaria Municipal de Trânsito de Três Lagoa, na prática está “engatinhando”. O órgão ainda não dispõe de equipe e nem estrutura para ser chamado de secretaria.