Veículos de Comunicação

Educação E Arte

Observatório - 10 de outubro de 2014

Pergunta é a seguinte; até quando a Petrobras ficará calada?

ORELHA EM PÉ

Dizem que alguns vereadores três-lagoenses estão de orelha em pé por causa da Operação Atenas desencadeada pela Polícia Federal em Naviraí. Entre as irregularidades constatadas pelo Ministério Público e a PF está o esquema ilegal de recebimento de diária, obtenção de vantagens indevidas para aprovação de leis e até expedição de alvarás, além de recebimento e "comissão" no salário de servidores ocupantes de caros de confiança – os comissionados. A operação só pode ser deflagrada pelo Ministério Público Estadual que passou a cobrar da Câmara Municipal de Naviraí  esclarecimentos da Câmara Municipal sobre estas condutas no exercício do mandato.

SEM TIRAR CASQUISNHA

A Operação Atenas, em Naviraí, nem pode ser usada politicamente pelos candidatos a governo do Estado, porque tem vereador de quase todas as siglas que disputam as eleições de outubro. É lamentável constatar que a corrupção se espalha na atividade político partidária emporcalhando a vida pública. 

REAÇÕES DIVERSAS

O pedido de exoneração do secretário municipal de Assuntos Governamentais, Walmir Arantes, pegou muita gente de surpresa e provocou as mais diversas reações na população. Alguns lamentaram e outros festejaram a saída do secretário, inclusive pessoas de dentro da administração. Amado por poucos e odiado por muitos, Walmir se destacou pelo seu temperamento forte e por concentrar em suas mãos os recursos das demais secretarias, o que muito irritava os outros secretários. Entretanto, em seu favor para muitos contava a competência.

COISAS DA POLÍTICA

Durante campanha do primeiro turno, o candidato do PSDB ao governo do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja criticou veementemente o PMDB e disse que esse partido está no comando do Estado há quase 20 anos. Mas, como a política é dinâmica, e, sobretudo, é arte de se compor, PMDB e PSDB começam a aparar arestas, para juntos, continuarem governando o Estado. Mas, com uma diferença desta vez, quem pretende comandar o Estado é o PSDB no lugar do PMDB.

PRATO CHEIO

A decisão do PSDB em buscar apoio do PMDB no Estado será um prato cheio para os petistas, já que Reinaldo Azambuja sempre fez um discurso de renovação, de que era preciso mudança e, agora volta a estar ao lado do velho aliado.

UFN –III

O Consórcio UFN-III encarregado de construir a fábrica da Petrobras de nitrogenados em Três Lagoas, cuja obra está atrasada em quase um ano para a conclusão, continua demitindo. A grita geral agora alcança aproximadamente 60 funcionários, mas desta feita mais graduados em comparação aos que anteriormente foram demitidos. Mas, agora a situação de todos, operários e graduados, é uma só. Ninguém até agora conseguiu receber seus ativos trabalhistas, ou seja, demitidos não receberam seus salários. A pergunta que resta é a seguinte; até quando a Petrobras ficará calada?