Veículos de Comunicação

Educação E Arte

Observatório - 26 de Março de 2014

AVISO
O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) divulgou nota afirmando que vai processar, nas esferas cível e criminal, responsáveis por autoria e veiculação “em alguns órgãos de imprensa”, de informações que buscam associar seu nome ao escândalo da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela Petrobras. O senador atribui os fatos à proximidade do período eleitoral.

DISCURSO
E por falar no senador Delcídio, a promessa atribuída a ele pelo presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrisul), Francisco Maia, segundo a qual em eventual governo petista o Fundersul será extinto, foi considerada "mentirosa" pelo governador André Puccinelli (PMDB).
DISCURSO II
Delcídio aventou a hipótese diante do processo de privatização de 11 rodovias estaduais. Para o governador, a malha rodoviária estadual não se resume a esses trechos que poderão passar para a iniciativa privada, de modo que considera "impossível" extinguir uma fonte de recursos essencial para manutenção e recuperação das estradas vicinais. Vale lembrar que o Fundersul foi criado pelo antecessor de André, Zeca do PT.
 
CANDIDATOS 
Com o prazo final para a desincompatibilização dos funcionários públicos que têm pretensão de disputar o governo do Estado, os pretensão candidatos já estão aparecendo e anunciando o afastamento de seus cargos. A secretária de Desenvolvimento, da Produção, do Comércio e do Turismo de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina, é uma das que já anunciou o seu afastamento na próxima sexta-feira, já que pretende disputar uma cadeira na Câmara Federal. Além dela, devem se afastar também, o secretário estadual de Habitação, Carlos Márum, bem como o governador André Puccinelli que deve disputar o Senado nas eleições deste ano.   
 
POUCO INTERESSE
E por falar em candidato, no próximo mês acontece eleição para a escolha da nova diretoria da Associação de Moradores da Vila Carioca.  Até o momento, apenas uma chapa está inscrita. O pouco interesse das pessoas em quer participar das associações de moradores de bairro, segundo alguns moradores, deve-se ao fato da falta de apoio da administração municipal, bem como da União Três-lagoense das Associações de Moradores (UTAM), que nunca mais auxiliou e nem prestou entendimento as associações de bairros.
 
DE FORA
Mato Grosso do Sul parece ter ficado de fora dos cinco estados brasileiros, mais o Distrito Federal, que receberam equipamentos de teste rápido da tuberculose. Ao todo, o Ministério da Saúde vai distribuir 50 aparelhos de Gene Xpert. No entanto, a previsão é de que até maio deste ano todos os estados brasileiros recebam os equipamentos, possibilitando a introdução do teste no SUS (Sistema Único de Saúde).