Veículos de Comunicação

Agência Fechada

Fazer a carteira de trabalho ficou mais difícil

Serviço básico como entrada no seguro desemprego se tornou burocrático

Agência já completou um mês de fechamento - Reprodução/Internet
Agência já completou um mês de fechamento - Reprodução/Internet

A agência regional do Ministério do Trabalhado completa um mês de encerramento das atividades em Paranaíba. O anúncio feito no dia 2 de agosto pegou empresários e trabalhadores de surpresa. Serviços básicos como entrada no seguro desemprego e emissão de carteira de trabalho se tornaram mais buriocraticos na cidade.

Segundo José Carlos Tinarelli, que ocupou o cargo de chefe da agência, o fechamento é justificado pela aposentadoria de servidores federais, além da não designação de novos funcionários para a agência do município. O fechamento também é parte da política de redução de gastos do governo federal. “Todos os funcionários se aposentaram”, disse.

Trabalhadores e empresários agora são obrigados a procurar agências próximas, em Aparecida do Taboado, ou na capital e aguardar por 15 dias para obter o documento.

Serviços como entrada no Seguro Desemprego e restituição estão sendo realizados na Casa do Trabalhador porém, as emissões de carteiras de trabalho não. Segundo a gestora Raquel Nunes, para a emissão documento é necessário à elaboração de um termo de cooperação entre o MTE e a prefeitura. “Agora está mais burocratico, mas acreditamos que em um mês estaremos emitindo as carteiras”, disse.