Veículos de Comunicação

Eleições 2016

Alto índice de abstenção é recado aos políticos, diz Temer

Em visita à Argentina, presidente comenta as eleições municipais

Presidente Michel Temer visita Argentina e Paraguai - Valter Campanato/Arquivo Agência Brasil
Presidente Michel Temer visita Argentina e Paraguai - Valter Campanato/Arquivo Agência Brasil

O presidente Michel Temer disse, durante visita à Argentina nesta segunda-feira (3), que o alto índice de abstenções nas eleições municipais de ontem (2) é um recado da população para os políticos brasileiros. Segundo ele, o recado dos eleitores precisa ser assimilado para que a classe política e os partidos reformulem “eventuais costumes inadequados”.

“Há uma decepção, sem dúvida nenhuma, com a classe política em geral. Não se pode particularizar o partido A ou B. Temos 35 partidos no país. Quase todos eles com candidatos às prefeituras municipais. Mesmo assim, a abstenção foi realmente muito significativa”, disse o presidente durante encontro com o presidente argentino, Maurício Macri. “É uma mensagem, um recado que se dá à classe política brasileira para que reformule eventuais costumes inadequados”, acrescentou Temer que, depois de um almoço com o presidente Mauricio Macri,segue para o Paraguai, onde jantará com o presidente Horácio Cartes.

Temer, no entanto, ressaltou que as eleições municipais representam um exercício democrático: "Acho que foi um recado dado pelas urnas em dois vetores. O primeiro é: cuidem-se aqueles que estão na classe política. Por outro lado, temos de festejar a democracia que se produziu ao longo do tempo e que foi exercitada nas eleições de ontem”, completou. (Com informações da Agência Brasil)

TRÊS LAGOAS

As abstenções em Três Lagoas, somadas aos votos brancos e nulos, representam 23,35% dos eleitores, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS). O número é considerado alto pelo juiz Ronaldo Onofre, que atua na 51ª zona eleitoral de Três Lagoas.“É bastante expressivo esse resultado e demonstra que muitos eleitores têm se distanciado da política”, considerou. Se comprado com as duas últimas eleições, os números de abstenções e de votos brancos e nulos têm aumentado. Em 2012, por exemplo, 15 mil eleitores não participaram da decisão do pleito e, na eleição seguinte, 16.500.