Veículos de Comunicação

Eleições 2018

Azambuja lidera nova pesquisa faltando quatro dias para o 2º turno em MS

Azambuja tem 54% e Odilon 46%. Tucano também tem a maior rejeição entre 1,4 mil eleitores ouvidos pelo Ibrape

Azambuja e Odilon disputam o segundo turno das eleições em Mato Grosso do Sul - Divulgação/CBN
Azambuja e Odilon disputam o segundo turno das eleições em Mato Grosso do Sul - Divulgação/CBN

Na pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro Pesquisa Opinião Pública (Ibrape), divulgada nesta terça-feira (23), o governador de Mato Grosso do Sul e candidato à reeleição Reinaldo Azambuja (PSDB) lidera a preferência dos eleitores com 54%. Já o seu adversário Odilon de Oliveira (PDT) fez 46% dos votos válidos, onde são excluídos brancos, nulos e indecisos.

Apesar da liderança entre os eleitores, Azambuja é o que apresenta maior índice de rejeição (38%); 30% rejeitam Odilon; 10% rejeitam os dois; e 22% não souberam responder. Foram ouvidos 1.460 eleitores entre os dias 21, 22 e 23 de outubro em 37 municípios distribuídos em oito regiões do estado. A margem de erro máxima estimada é de até 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Além disso, 90% dos eleitores declararam que não mudariam o voto de jeito nenhum enquanto 7% disseram que ainda poderão mudar e 3% não souberam responder. Segundo o instituto, o nível de confiança estimado é de 95%, ou seja, significa que se fossem realizados 100 levantamentos, 95 deles teriam os resultados idênticos ou dentro das margens de erro.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) com o n° 04982/2018.