Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Cortes derrubam festa popular Carnalegria

Prefeitura de Três Lagoas alega que investimento será revertido para a Saúde

Festa popular, Carnalegria, era tradicionalmente realizada no Arenamix - Divulgação/Secom
Festa popular, Carnalegria, era tradicionalmente realizada no Arenamix - Divulgação/Secom

Após oito edições consecutivas do Carnalegria, a Secretaria de Cultura de Três Lagoas não promoverá a popular festa de Carnaval.

O Carnalegria foi criado em 2008 e, até 2010, era realizado no Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza. Excepcionalmente em 2011 o Carnalegria foi transferido para o Arenamix. Em 2012 e 2013,  os bailes foram realizada na Lagoa Maior. Em 2014 e 2015 o Arenamix voltou a sediar a festa.

Neste ano, por contenção de gastos, o Carnalegria não será realizado. Em nota, a prefeitura esclareceu que a intenção é direcionar essa verba para a rede municipal de saúde. A assessoria de imprensa do órgão, no entanto, não soube informar a quantia exata que seria aplicada no Carnalegria.

De acordo com a Secretaria de Cultura, a folia terá início depois do desfile das três escolas de samba da cidade. Dois blocos de Carnaval de rua entrarão na avenida ao som de marchinhas compostas pelos próprios integrantes. 

Os blocos “DST Aids” coordenado pela equipe de Saúde do município e “Vai quem qué. Fica em pé quem puder”, organizado por Regina Fernandes de Souza e Giovany Sabino devem reunir ao menos 80 foliões. “Os abadás já estão prontos e estamos compondo uma marchinha. Para o dia, esperamos que o público entre também na ‘brincadeira’ e se divirta com o bloco”, contou Regina.

Já o “Vai quem qué” se apresentará pela primeira vez. O nome faz referência aos foliões que, conforme Regina, terão que aguentar até o final do baile.