Veículos de Comunicação

Impeachment

"Dilma cometeu crime de responsabilidade e a pena é a perda de mandato", diz Simone

Para Simone, por ação e omissão, Dilma preferiu manter a fraude na condução da economia

Senadora durante trabalho na Comissão do Impeachment no Senado  - Divulgação
Senadora durante trabalho na Comissão do Impeachment no Senado - Divulgação

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) disse nesta terça-feira (9) que a presidente afastada Dilma Rousseff(PT) deve ser julgada porque cometeu crime de responsabilidade e não apenas uma ‘mera contabilidade criativa’ ou a uma ‘irregularidadezinha’ que ela não teria visto ou não saberia, como alega a defesa. “Dilma cometeu crime de responsabilidade e a pena é a perda de mandato”, disse em seu discurso na sessão extraordinária do Plenário que decide se a presidente afastada será julgada. Para Simone, por ação e omissão, Dilma preferiu manter a fraude na condução da economia.

A parlamentar concorda que os fatos elencados na denúncia (decretos e pedaladas fiscais) foram ilegais. “São apenas a ponta do iceberg”. Ela disse que a política econômica errática teve como consequência o desequilíbrio das contas públicas, três anos de PIB negativo, desemprego e inflação crescentes e a crise econômica, política e institucional.

A senadora destacou que ao longo das 200 horas de trabalho na Comissão do Impeachment foi conferida à presidente “o direito à mais ampla defesa e foi garantido o mais amplo direito ao contraditório”. A senadora destacou o cunho político da análise sobre a denúncia, ressaltando o respeito aos preceitos jurídicos. Ela afirma que a decisão do Plenário é soberana e ocorre democraticamente.