Veículos de Comunicação

Eleições Americanas

Obama e Trump se encontram na Casa Branca e iniciam transição de poder

Atual e futuro presidente passaram cerca de uma hora e meia juntos no Salão Oval da Casa Branca

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, reúne-se com o atual presidente, Barack Obama - Agência Lusa/EPA/Michael Reynolds/Direitos Reservados
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, reúne-se com o atual presidente, Barack Obama - Agência Lusa/EPA/Michael Reynolds/Direitos Reservados

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, teve um encontro com o seu sucessor, Donald Trump, hoje (10) pela manhã, na Casa Branca, para acertar a transição entre o atual e o futuro governo. No final, Obama disse que a conversa entre os dois foi "excelente".

Obama e Trump passaram cerca de uma hora e meia juntos no Salão Oval da Casa Branca. Obama disse que sugeriu ao presidente eleito uma "transição bem-sucedida entre as duas presidências".

"Como eu disse ontem à noite, minha prioridade número 1 nos próximos dois meses é tentar facilitar a transição que garanta que nosso presidente eleito seja bem-sucedido", afirmou Obama. A posse do novo presidente será no dia 20 de janeiro.

Obama disse que ficou "encorajado" pelo interesse do presidente eleito Trump de trabalhar com a sua equipe em questões relevantes do país. "Acredito que é importante para todos nós, independentemente do partido, e independentemente de preferências políticas, trabalhar em conjunto."

O presidente norte-americano disse que os dois falaram sobre questões de organização administrativa e sobre política interna e externa.

"Eu quero enfatizar a você como presidente eleito", disse Obama, referindo-se a Trump, "que agora vamos querer fazer tudo para ajudá-lo a ter sucesso, porque, se você conseguir, o país tem êxito".