Mato Grosso do Sul atingiu maior visibilidade no Congresso Nacional, nesta semana. No Senado, os três parlamentares do Estado assumiram a presidência de importantes comissões permanentes. Na Câmara, dois deputados do PSDB do Mato Grosso Sul assumiram os cargos de vice-líderes da bancada do partido, composta por 29 deputados.
No Senado, Soraya Thronicke (PSL) assumiu a Comissão de Agricultura prometendo conciliar agricultura e meio ambiente. “Minha prioridade será alinhar agricultura e meio ambiente", disse. O senador Nelsinho Trad (PSD) foi eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Na posse, disse que fará um levantamento de todos os projetos que estão na comissão e que pretende dar andamento a todos nas próximas reuniões da comissão.
CCJ
A senadora Simone Tebet (MDB) foi escolhida para presidir o principal colegiado da Casa, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) – considerada a mais importante do Senado por concentrar todos os projetos em andamento na casa. É a primeira vez que uma mulher comanda a CCJ. Ao assumir a cadeira, a senadora revelou como se sentia: “Hoje, está sentada aqui a mulher brasileira, a mulher mais simples, a mulher letrada, a mulher mãe e a mulher política na sua essência”, disse.
Na Câmara, os deputados Rose Modesto e Beto Pereira, ambos do PSDB, assumirão cargos de vice-líderes da bancada federal de 29 deputados. Rose também foi indicada pelo partido para a Secretaria da Mulher, importante órgão da Câmara.