
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse em reunião nessa quinta-feira (25), que as críticas do ministro do STF, Gilmar Mendes, embora sejam duras, devem ser ouvidas com atenção pelos deputados federais. “Toda vez que o ministro Gilmar Mendes faz críticas, elas precisam ser ouvidas com muita atenção por todos, principalmente pelo relator das dez medidas”, disse Maia após reunião com Mendes.
O ministro havia feito crítica aos procuradores da Lava Jato na última segunda-feira (23), dizendo que que eles não poderiam se achar o “ó do borogodó” e deveriam calçar “as sandálias da humildade”. O feito foi consequência do vazamento da informação sobre o ministro do STF Dias Toffolli, ter sido citado em delação premiada, negociada pelo presidente da OAS, Léo Pinheiro.
Na ocasião, Mendes também criticou duramente as dez medidas de combate à corrupção propostas pelo MPF, em especial a que prevê a validação de provas colhidas de maneira ilícita, contanto que de boa-fé: “Veja as dez propostas que apresentaram. Uma delas que diz que prova ilícita feita de boa-fé deve ser validada. Quem faz uma proposta dessa não conhece nada de um sistema”.
A Câmara foi obrigada a instalar uma comissão especial para discutir projetos de lei após colher mais de 2 milhões de assinaturas a favor das dez medidas. (Com informações da Agência Brasil)
.