O oferecimento de trabalho remunerado a detentos teve um reforço de mais sete convênios firmados entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e empresas privadas da Capital e do interior do Estado, conforme termos de cooperação mútua publicados no Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (7).
De acordo com o chefe da Divisão de Trabalho da Agepen, Alcides Rodrigues de Souza, as novas parcerias irão possibilitar a contratação de mais 55 reeducandos, principalmente do regime semiaberto. “No momento, a Agepen tem firmadas 97 parcerias que garantem trabalho com remuneração a reeducandos do sistema prisional; e outras já estão prestes a serem consolidadas”, informa Souza.
Um dos novos convênios prevê a fabricação de carrinhos de mão no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (EPJFC), em Campo Grande. Na unidade de regime fechado, inicialmente, dois internos deverão ser contratados; pelo trabalho receberão ¾ do salário mínimo e remição na pena. A empresa também ocupará mão de obra de três detentos do regime semiaberto, com pagamento de um salário mínimo, refeição e transporte.
Outras parcerias são para trabalhos de serviços gerais, serralheria, armazenamento e construção civil, com salários que variam de R$ 510,00 a R$ 732.