Veículos de Comunicação

Oportunidade

Alimentação escolar promove encontro nacional em junho

Representantes têm até a próxima sexta-feira, 21 de maio, para se inscreverem

A cidade de Salvador, na Bahia, vai sediar o 5º Encontro Nacional de Alimentação Escolar. Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o evento ocorrerá de 14 a 18 de junho, com um público estimado de 700 pessoas, entre gestores educacionais, conselheiros de alimentação escolar, nutricionistas e demais convidados de todo o país.

Segundo a coordenadora técnica de alimentação e nutrição do FNDE, Eliene de Sousa, o encontro irá debater a interação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) com as políticas públicas de cada município. “Teremos momentos bem definidos para mostrar de que forma o Pnae contribui para ações nas áreas da educação, saúde e agricultura familiar”, explica.

Durante o evento haverá também uma comemoração especial pelo aniversário de um ano da Lei 11.947, sancionada em 16 de junho de 2009. A nova lei ampliou o atendimento do Pnae para toda a educação básica pública (cerca de 47 milhões de estudantes), incluindo o ensino médio e a educação de jovens e adultos, segmentos que não eram contemplados até então com recursos federais para a merenda.

Além disso, beneficiou a agricultura familiar ao exigir que, no mínimo, 30% dos repasses do programa sejam usados na compra de alimentos de produtores locais, medida que deve aquecer a economia dos municípios.

Inscrições
Representantes de 150 municípios que integram o programa Territórios da Cidadania, do governo federal, têm até a próxima sexta-feira, 21 de maio, para se inscreverem no Encontro Nacional da Alimentação Escolar.

Estas cidades poderão enviar até três participantes, que terão despesas de passagem aérea, traslado em Salvador, hospedagem e alimentação pagas pelo FNDE. Um ofício com a ficha de inscrição já foi encaminhada para os prefeitos. Os demais interessados deverão se inscrever a partir do dia 24, no portal do FNDE. Nesse caso, os custos ficarão a cargo de cada prefeitura.