Veículos de Comunicação

Oportunidade

Banco oferece crédito especial para universitários

Condições diferenciadas facilitam acesso dos jovens ao Ensino Superior

Prática bastante comum em países da Europa e nos Estados Unidos, o Crédito Universitário é uma ferramenta para auxiliar estudantes a cursarem o ensino superior e está disponível para atuais e futuros alunos de uma série de instituições conveniadas com o Itaú Unibanco.

Idealizado para facilitar a conquista do diploma, o crédito financia o pagamento das mensalidades, com taxas e condições diferenciadas e acessíveis. "Antes de iniciar o curso superior, o aluno precisa lidar com decisões importantes, como a escolha do curso e da instituição, que muitas vezes são acompanhadas de preocupações relacionadas à possibilidade de pagamento desse sonho", afirma Marcos Magalhães, diretor do Itaú Unibanco.

"O crédito universitário contribui para que o estudante possa tornar-se um profissional mais qualificado, com melhores condições de conquistar uma boa posição no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em dá mais tranqüilidade às famílias, que em muitos casos realizam um esforço conjunto e se privam de outros gastos para ajudar os alunos a pagar a faculdade", completa.

Segundo dados do último Censo do Ensino Superior do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, ligado ao MEC), o Brasil conta com cerca de 5,8 milhões de alunos matriculados no ensino superior. Isso se traduz no indicador de que apenas 13,7% dos jovens entre 18 e 24 anos do país estão cursando uma faculdade. Se o dado for comparado aos nossos vizinhos Argentina, Chile, México _ cujo indicador excede os 30% ou 40% _ ou aos países da OCDE _ onde ele situa na faixa entre 60% e 80% _, constata-se que há muito o que evoluir.

Por outro lado, existe no país hoje uma boa massa crítica de instituições com qualidade e capacidade para atender um número maior de alunos. De acordo com dados do Ministério da Educação, até 2008 o Brasil contava com 2.016 faculdades privadas, que correspondem a 89,5% de todas as instituições de ensino superior do país. "Hoje a oferta de ensino superior é ampla, porém é acompanhada de mensalidades nem sempre compatíveis ao orçamento do aluno. Com o crédito, o estudante pode harmonizar o seu orçamento familiar com os custos da sua formação", ressalta Magalhães, enfatizando que a iniciativa do banco está inserida na política de desenvolvimento de produtos e serviços que contribuam com a sustentabilidade financeira dos seus clientes. "Nossa intenção é, em conjunto com as instituições particulares, desenvolver soluções práticas e acessíveis a este público que precisa de apoio financeiro para acessar e concluir esta etapa dos seus estudos."

O executivo lembra ainda que, além de arcar com o pagamento da universidade, os estudantes de nível superior têm outras demandas nessa fase. "Eles precisam investir em cursos de línguas, cursos técnicos ou participar de atividades sociais necessárias para completar a experiência universitária e aprofundar relacionamentos que podem ser importantes no futuro profissional", diz Magalhães.

O Crédito Universitário pode ser contratado por alunos de universidades conveniadas em todo o país. O contrato pode ser renovado a cada semestre e cada período de seis meses pode ser pago em 12 parcelas mensais. As prestações de cada novo contrato só são cobradas quando termina o pagamento dos contratos anteriores – não ocorrendo, portanto, acúmulo de parcelas.

Mais informações sobre o Crédito Universitário podem ser obtidas no site www.unibancouniversitario.com.br.