A quatro anos da Copa de 2014 o Brasil começa a se preparar para receber os visitantes. A expectativa do governo é de que 600 mil turistas estrangeiros visitem o país durante o Mundial. A cifra equivale a cerca de 10% no número de visitantes que o Brasil recebe anualmente.
Em evento realizado em São Paulo nesta terça-feira (9), o ministro do Esporte, Orlando Silva, comparou a previsão brasileira às medias de turistas de outras Copas do Mundo.
– Nos Estados Unidos foram 400 mil turistas. A Alemanha, por sua localização e facilidade de interligação, foi um ponto fora da curva: foram 2 milhões. A África do Sul prevê 500 mil turistas. Nossa previsão é de receber 600 mil pessoas, mas esse número é conservador, pode ser maior.
O ministro disse que o esforço do Brasil para que o Mundial do Brasil seja disputado em 12 sedes e não oito, como o habitual, foi para levar o turismo a mais cidades do país.
– Esses visitantes ficam no Brasil durante os jogos e vão se deslocar para conhecer outros pontos turísticos, o que vai movimentar também a economia do país.
A geração de empregos com a realização do Mundial no Brasil também foi destacada pelo ministro no encontro com os empresários. Segundo ele, cerca de 330 mil empregos diretos devem ser gerados pelas obras para a Copa e 400 mil postos temporários devem ser abertos na época da realização do evento.