Veículos de Comunicação

Esportes

Brasil faz 2 a 0 na Colômbia e se isola na liderança

Mais cedo, Uruguai e Equador, que haviam vencido na rodada de abertura do hexagonal, empataram por 1 a 1 e chegaram a quatro pontos cada

A seleção brasileira caminha a passos largos no hexagonal final do Sul-americano sub-20. Depois de golear o Chile, a equipe nacional derrotou a Colômbia por 2 a 0, na noite desta quinta-feira (horário de Arequipa), e se isolou na ponta da classificação, agora com seis pontos ganhos.

O primeiro gol saiu rapidamente, com dois minutos. Após cobrança curta de escanteio para Alex Sandro pelo lado esquerdo, o lateral cruzou para o meio da área e encontrou Casemiro, que marcou de cabeça. O segundo saiu aos 43 minutos, em forte chute cruzado de Diego Maurício.

Mais cedo, Uruguai e Equador, que haviam vencido na rodada de abertura do hexagonal, empataram por 1 a 1 e chegaram a quatro pontos cada, abrindo espaço para que a seleção brasileira pudesse liderar a competição com vantagem de dois pontos na classificação.

A próxima partida dos comandados do técnico Ney Franco será o tão aguardo clássico contra a Argentina, que avançou ao hexagonal como líder de sua chave, assim como o Brasil. O duelo, válido pela terceira rodada, está marcado para as 23h10 (de Brasília) deste domingo.

Uma vitória sobre os rivais deixaria a seleção brasileira bem próxima da classificação para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres – o torneio concede vaga ao campeão e ao vice-campeão, além de garantir os quatro primeiros no Mundial da categoria, que será na Colômbia.

O triunfo desta quarta-feira começou a ser construído logo no início do jogo, com gol de Casemiro, aos dois minutos do primeiro tempo. Sem levar sustos na defesa, o Brasil voltou a assustar aos 23: Oscar chutou da meia direita e viu o goleiro se esticar e mandar para escanteio.

Ganhando o jogo, Ney Franco foi obrigado a mexer na equipe devido a um mal-estar de Casemiro, que deixou o gramado para a entrada de Diego Maurício. Logo após a alteração, a Colômbia assustou o goleiro Gabriel em chute de fora da área que passou rente à trave.

No retorno do intervalo, Mosquera salvou a Colômbia de ser derrotada por um placar mais elástico. Aos 16 minutos, ele espalmou uma bola chutada por Neymar no canto direito. Três minutos depois, deixou a área para sair nos pés de Diego Maurício e impedir o segundo gol.

Mas a principal intervenção do arqueiro colombiano ocorreu aos 25 minutos. Neymar recebeu passe de Oscar no bico esquerdo da área, driblou o marcador e chutou cruzado. Mosquera fez um leve desvio e ainda contou com ajuda trave esquerda para não ser vazado.

A Colômbia até ensaiou uma pressão para o empate, mas não mostrou eficiência. O Brasil então aproveitou para sacramentar o resultado positivo, aos 43 minutos do segundo tempo. Diego Maurício recebeu na entrada da área e fuzilou, desta vez sem chance para Mosquera.