Adriano faltou novamente ao treino do Flamengo neste domingo (9). Dispensado da partida contra o São Paulo, o atacante deveria ter comparecido à Gávea no período da manhã junto com seus companheiros que também foram poupados do jogo. Foi a 13ª vez que o jogador se ausentou de um treino apenas este ano.
Foi a segunda vez que Adriano não apareceu desde a demissão de Marcos Braz, ex-vice de futebol rubro-negro. O artilheiro alegou problemas musculares. Segundo informações do clube, ele treinou dobrado na sexta (7) e fez exercícios pesados no sábado (8). Por isso, teria pedido dispensa.
O gerente de futebol do clube, Isaías Tinoco, chegou a dizer que Adriano teria que repor os treinos perdidos anteriormente. A declaração foi feita depois de o atleta não comparecer à atividade do dia 1° de maio. No entanto, a conta única que o clube faz para o artilheiro não resiste a uma análise dos fatos. Se foi por isso que ele treinou dobrado na sexta (7), com a ausência deste domingo (9), ele ainda está “devendo” para o clube.
O camisa 10 do Flamengo tem uma matemática e um cronograma de treinamentos próprios. É sabido que ele é liberado dos treinos em dias seguintes aos jogos. Apesar disso, ele já faltou em treze atividades. Os motivos nunca são explicados de maneira clara. Quase sempre envolvem problemas particulares, em sua maioria confusões com a noiva.
Desta vez, o treinador Rogério Lourenço tratou de colocar panos quentes e tentou justificar a nova falta do artilheiro. O comandante disse que o atleta está pensando no jogo da equipe desta quarta-feira (12), contra o Universidad de Chile, no Maracanã, pelas quartas de final da Libertadores.
– O Adriano treinou normalmente na sexta-feira e vários jogadores que estavam mais desgastados não fizeram. Ele trabalhou também no sábado, e após o treino, conversou comigo, se sentia cansado e pediu para ser preservado para quarta-feira. Nosso papo foi esse e hoje ele não treinou pela manhã porque já tinha feito o trabalho na sexta, o que os demais não haviam feito. Então, não vimos necessidade do Adriano comparecer no domingo pela manhã.
O problema se agrava porque o jogo contra o São Paulo era a última oportunidade de Adriano estar em campo antes da convocação da seleção brasileira. Dunga irá anunciar os 23 atletas que irão à África do Sul nesta terça-feira (11). Embora tenha sido chamado nas últimas convocações pelo treinador, a falta de comprometimento do flamenguista pode pesar negativamente na hora da decisão final.
Neste domingo (9), na estreia do time no Campeonato Brasileiro, o Flamengo entrou em campo sem Adriano para enfrentar o São Paulo e ficou no empate por 1 a 1. O gol do Rubro-Negro foi marcado por Denis Marques.