Veículos de Comunicação

Oportunidade

Conferências regionais de Economia Solidária acontecem em abril

Uma das propostas é promover o conhecimento mútuo e a articulação dos poderes públicos

As conferências regionais de Economia Solidária serão realizadas de 5 a 16 de abril em quatro municípios-sede.  Campo Grande, Anastácio, Dourados e Nioaque vão reunir representantes do poder público, das organizações da sociedade civil e de entidades de fomento e de apoio à Economia Solidária dos 78 municípios.

O encontro vai debater os eixos, enviar proposições e eleger os delegados para a II Conferência Estadual de Economia Solidária, que será realizada nos dias 29 e 30 do mesmo mês, na Capital. Este ano o tema será “O direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento”. O decreto de convocação da conferência foi publicado hoje (25) no Diário Oficial do Estado.

O evento será organizado pela Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, e tem como finalidade realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária e das Políticas Públicas de Economia Solidária no atual contexto socioeconômico, político, cultural e ambiental aplicada nos âmbitos municipal, estadual, nacional e internacional.

O objetivo da reunião é avançar no reconhecimento do direito a formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação, na autogestão, na sustentabilidade e na solidariedade, além de propor prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de políticas públicas e programas de economia solidária, com participação e controle social.

Uma das propostas é promover o conhecimento mútuo e a articulação dos poderes públicos, das organizações e sujeitos que constroem a Economia Solidária.

Ao final da reunião será elaborado um documento baseado nas discussões realizadas para ser encaminhado à II Conferência Nacional de Economia Solidária, que deve acontecer em Brasília (DF).