
– A produção de veículos despencou quase 30 por cento, em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os números oficiais foram divulgados pela associação dos fabricantes, a Anfavea, e levam em conta os 145 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus produzidos no primeiro mês do ano.
– A Receita Federal libera nesta quinta-feira, 11, consulta ao lote de restituições da malha fina, e anuncia que vai desembolsar R$ 150 milhões de reais para declarações de 2008 a 2015, a 63 mil e 900 contribuintes. A relação estará disponível a partir das 9h no site receita.fazenda.gov.br. Também é possível consultar pelo telefone 146. As restituições terão correção de 10,85% a 79,35%.
– A ONU recomendou aos países membros, e com alta infestação do mosquito transmissor da dengue e do zika vírus, liberar aborto na América Latina para conter casos de microcefalia. Para o órgão, propagação do vírus e recomendação para que a mulher adie gestação justificam medida. No entanto, a medida enfrenta resistência entre governos e entidades contrárias ao aborto.
– A Argentina decidiu elevar a mistura obrigatória de etanol na gasolina para 12%. No Brasil, a proporção do combustível de cana é de 27%. A intenção do governo argentino é reduzir a dependência da produção e da importação de petróleo.
– Um integrante da diretoria da escola de samba Vila Maria foi detido pela Polícia Civil, nesta terça-feira, 9, durante a apuração do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. Houve confusão depois que a escola Dragões da Real recebeu nota 10 do jurado Nilton Oliveira no quesito harmonia, porque o jurado se esqueceu de atribuir sua nota à agremiação, que recebe a pontuação máxima quando isso ocorre, segundo o regulamento. A escola Império da Casa Verde foi a campeão. X-9 Paulistana e Pérola Negra foram rebaixadas.
– A partir desta semana, escolas, clubes e agremiações recreativas em todo o país deverão desenvolver medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying. A lei que institui o chamado Programa de Combate à Intimidação Sistemática foi sancionada em novembro passado e prevê a realização de campanhas educativas, além de orientação e assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores.
– Mais cinco cidades gaúchas decretaram situação de emergência por causa dos danos provocados pela passagem das chuvas. Agora são 31 cidades que lutam contra prejuízos. O número de famílias fora de casa continua em torno de 1.500.
– Debaixo de uma fina garoa e com o dia ainda escuro, a presidente Dilma Rousseff aproveitou a terça-feira de Carnaval para se exercitar. Ela saiu do Palácio da Alvorada pontualmente às 6h30 e pedalou por quase uma hora, acompanhada por seguranças e assessores.
– O Brasil é um dos países que mais reduziram o número de alunos sem conhecimentos básicos de matemática. Mas ainda é um dos últimos colocados em um ranking de competências nessa disciplina, aponta estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgado nesta quarta. O número de alunos brasileiros na faixa de 15 anos que estava abaixo do nível de conhecimentos básicos em matemática caiu 18% entre 2003 e 2012.
– O juiz Sérgio Moro autorizou a Polícia Federal a abrir um inquérito exclusivo para investigar as reformas do sítio de Atibaia, que era frequentado pelo ex-presidente Lula e sua família. A polícia apura se as obras foram pagas por empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato. O ex-presidente nega favorecimentos.
– Uma criança foi atingida por uma linha de cerol em Praia Grande, no litoral de São Paulo, e acabou sendo salva pela própria mãe. A menina, de apenas três anos, ficou com vários ferimentos no pescoço, mas não corre risco de morte. O dono da pipa e da linha que provocaram o acidente não foi identificado.
– Um homem morreu em um tiroteio em uma chácara localizada em um bairro nobre de Campo Grande, nesta terça-feira. A Polícia Militar apurou que ocorria uma festa de Carnaval no local e houve uma briga entre suspeitos armados. Testemunhas disseram que foram disparados mais de 30 tiros. Não se sabe se a vítima estava envolvida na confusão.
– Teve alta de um hospital, ontem, uma criança de 7 anos que ficou gravemente ferida depois de um acidente em um brinquedo em uma escola de Rio Preto. O acidente ocorreu dia 3 de fevereiro. Segundo a família, a criança teve sequelas e está com uma paralisia facial. Ela perdeu parte do couro cabeludo e sofreu afundamento de crânio ao cair de um brinquedo giratório.
PAULISTÃO
– Depois da folia, a terceira rodada do Campeonato Paulista, que já teve Santos e Ituano, em pleno sábado de Carnaval, será retomada hoje, com cinco partidas. Palmeiras e Oeste, de Itápolis, jogam em Rio Preto; em Araraquara, a Ferroviária recebe o Rio Claro, às 9h25 da noite. Às cinco da tarde, São Bernardo pega o Novorizontino, e o Audax encara o Red Bull; às sete e meia, a Ponte Preta enfrenta o Linense, fora de casa. O complemento da rodada será amanhã, com Corinthians e Capivariano, em Itaquera; XV de Piracicaba e Água Santa, Botafogo e São Bernardo.
LIBERTADORES
– O São Paulo recebe a equipe do Universidade César Vallejo, do Peru, no Pacaembu, à noite, valendo vaga na fase de grupos da Libertadores. Como empatou por 1 a 1 na primeira partida, semana passada, o Tricolor precisa apenas de um empate sem gols para seguir na Libertadores.
– O Palmeiras finalmente conheceu o adversário de estreia na Copa Libertadores. Será o River Plate, do Uruguai, que garantiu vaga na fase de grupos após eliminar o Universidad de Chile, ontem, com um empate sem gols. O primeiro jogo do Verdão será no Uruguai.
VARIEDADES
– A cantora britânica Adele, que bateu recordes com seu novo álbum, "25", em particular com sua canção "Hello", é a artista que mais vendeu discos em 2015 no mundo, segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica.