Veículos de Comunicação

Esportes

Corredora treslagoense fica em 4º lugar em Brasília

Silvania chegou em quarto lugar na etapa de Brasília da Corrida de Reis

Silvania chegou em quarto lugar na etapa de Brasília da Corrida de Reis -
Silvania chegou em quarto lugar na etapa de Brasília da Corrida de Reis -

Não é só Cuiabá (MT) que “vive” da Corrida de Reis. No último sábado, dia 9, a capital federal recebeu uma das etapas da competição. Com recorde de inscritos, a tradicional prova brasiliense reuniu 6,5 mil atletas na 40ª edição. A corrida faz parte das comemorações do 50º aniversário de Brasília, dia 21 de abril. Prestigiada por todas as faixas etárias e classes sociais, a corrida atrai, cada vez mais corredores de ponta. Nesta edição, por exemplo, foram 70 atletas profissionais.

Três Lagoas esteve representa por Silvania Costa Oliveira, 22 anos. A atleta, que possui deficiência visual (apenas 5% de visão), corre desde criança, mas de maneira oficial há dois anos, ficou com a quarta colocação na categoria Especial Paraolímpico, para atletas com alguma deficiência. Ela é a atual segunda velocista do Brasil e tem como especialidade os 100, 200 e 400 metros. Silvania disputou a Corrida de Reis como forma de preparação para o Mundial de Atletismo, que acontece em agosto.

“É uma prova de resistência. O percurso é de 10 Km e tem muitos obstáculos, como quebra-molas e buracos. Gostei do resultado, mas meu objetivo é o Mundial, depois o Pan Americano em 2011 e, claro, a Paraolimpíada de 2016”, contou. A atleta conta que os corredores que tem plena visão levam vantagem.
“Eles podem ver quanto falta para acabar a prova. Daí podem dosar as energias ou então dar um sprint (aceleração final). Eu não sei quando vai chegar o final, a não ser quando está perto mesmo. Isso sem contar os postos de água no caminho. Os corredores se refrescam, bebem água e eu nem vejo”, salientou. Em Brasília, a treslagoense pensou em parar. “No quilômetro 8 pensei em desistir. Mas aí veio uma força e decidi que se tinha corrido até aquela altura, iria continuar”. Os próximos desafios de Silvania são a Corrida do Carteiro em Goiânia (GO), dia 24 de janeiro e o Brasileiro, no mês de abril.

RESULTADOS

O Brasil subiu no lugar mais alto do pódio da tradicional Corrida de Reis, com a vitória no masculino do alagoano Damião Ancelmo de Souza. Ele venceu o percurso em 29min23. Pelo feminino, deu Quênia, com a corredora Margareth Karrie, com o tempo de 34min40. Com informações do Correio Brasiliense.