Veículos de Comunicação

Oportunidade

Decon apreende 1 tonelada de carne

Os produtos foram encontrados em um supermercado,um dos maiores de todo a Cidade

Uma ação conjunta entre agentes da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra o Consumidor (Decon) e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) resultou na apreensão de 1,2 tonelada de carne bovina abatida de forma clandestina, no município de Brasilândia. De acordo com informações da Decon, a operação teve início na manhã de ontem, por meio de denúncias anônimas e resultou na apreensão de carnes de peixe, frango e mais de 800 unidades de couro de boi. Os produtos foram encontrados em um supermercado – um dos maiores de todo a Cidade – e também em um sítio, do mesmo proprietário.

O delegado da Decon, Adriano Garcia Geraldo, responsável pela operação informou que o proprietário do supermercado chegou a negar a ação criminosa, mas depois admitiu o procedimento ilegal de abate. O empresário chegou a ser preso e autuado em flagrante, mas foi solto depois de pagar fiança para responder o crime em liberdade.

O próprio empresário indicou o local em que abatia os animais. No sítio da família, a polícia encontrou o abatedouro clandestino, onde foram identificados não só os vestígios do abate recente de animais, como também indícios de prática contínua dessa conduta.

A polícia informou que, além do abate clandestino, os produtos apresentaram irregularidades como comercialização de produtos fora do prazo de validade indicado, más condições de higiene e violação de embalagens dos produtos colocados à venda.

Conforme o delegado, as investigações apontam que o proprietário utilizava nota fiscal verdadeira de carne bovina adquiria legalmente de frigoríficos para acobertar carne procedente do abatedouro ilegal.