Desde terça-feira, a 6ª Agência Regional de Trânsito (Ciretran) de Três Lagoas passou a contar com o sistema de vistoria eletrônica. Campo Grande foi o primeiro município a implantar esse novo sistema adotado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS). Nos demais municípios da região do Bolsão esse seriço também ser instalado.
De acordo com o gerente regional do Detran, Roberto Augusto Roque dos Santos, a implantação do sistema eletrônico atente a Resolução 282 do Conselho Nacional de Trânsito, que reduz o tempo de vistoria, que atualmente pode chegar até 20 minutos. “Com esse novo sistema, os procedimentos mais simples podem durar no máximo até quatro ou cinco minutos”, destacou.
Os vistoriados contam com smartphones e paquímetros, que medem o sulco do pneu, e um equipamento de transmitância luminosa, que mede a intensidade do insufilm. A partir de agora, as informações dos veículos submetidos a vistorias do órgão são validadas de forma instantânea. “Conseguimos através de smartphones fazer toda a captura dos sequenciais identificadores de motor, de chassi, lacre e visualização das placas dos veículos alimentando diretamente o nosso sistema”, comentou o gerente regional do Detran.
Santos destacou que essa situação implica diretamente no atendimento ao cliente, já que reflete de forma positiva na velocidade no atendimento e também na segurança do procedimento. “Pelo fato da vistoria ser georeferenciada através dos smartphones, temos certeza a partir de agora, de que esses veículos foram devidamente vistoriados dentro de uma agência do Detran”, salientou.
Atualmente, entre 60 a 70 veículos passam pela vistoria diariamente no pátio da Ciretran de Três Lagoas. Segundo o gerente, mesmo com a implantação do sistema eletrônico a tendência não é aumentar o número de veículos a serem vistoriados, já que essa é a média da frota que passa pela vistoria diariamente. O objetivo é que as pessoas fiquem pouco tempo na fila de espera.
Onze municípios de Mato Grosso do Sul já contam com o sistema de vistoria eletrônico. Segundo Santos, 62% da frota de veículos do Estado é coberta pela vistoria eletrônica.