Veículos de Comunicação

Oportunidade

Em resposta a Ahmadinejad, líder russo critica "demagogia" do Irã

"Ninguém consegue conservar sua autoridade ao utilizar a demagogia"

A Rússia criticou nesta quarta-feira o que chamou de "demagogia política" do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, em relação à posição do líder russo, Dimitri Medvedev, sobre o programa nuclear de Teerã, informou um conselheiro diplomático do Kremlin.

"Ninguém consegue conservar sua autoridade ao utilizar a demagogia", declarou Serguei Prikhodko, citado por agências russas, ao ser questionado sobre as declarações de Ahmadinejad.

Anteriormente, o presidente iraniano afirmou que os Estados Unidos e a Rússia devem apoiar o acordo sobre a troca de combustível nuclear acertado com a mediação de Brasil e Turquia, classificando-o de "última oportunidade" para resolver seu conflito com as grandes potências.

"A declaração de Teerã (sobre um acordo de troca de combustível) constitui a melhor oportunidade. Demos um grande passo à frente e dissemos algo muito importante. Já não existem mais desculpas", afirmou Ahmadinejad em uma declaração exibida na TV, dirigindo-se aos líderes americano e russo.

O presidente Barack Obama deve saber "que, se não aproveitar esta oportunidade, os iranianos certamente não lhe dará outra", afirmou.

O presidente iraniano fez também um alerta à Rússia, dizendo que o apoio do país a uma nova rodada se sanções contra o Irã "fere as relações amigáveis" dos dois países vizinhos.

"Justificar o comportamento do sr. Medvedev se tornou muito difícil. A nação iraniana não sabe mais se [os russos] são amigos ou se estão contra nós. Isso não é aceitável", disse.

A Rússia, que geralmente apoia o Irã, demonstrou recentemente sua irritação ante Teerã por seu controvertido programa nuclear.