Veículos de Comunicação

Oportunidade

Estudante de 42 anos tem esforço reconhecido por André com premiação

André entregou um total de 221 notebooks, na mesma cerimônia em que foram distribuídos kits escolares

O pai da aluna, que é agricultor, disse que não acreditou quando a escola informou que a filha ia receber um computador -
O pai da aluna, que é agricultor, disse que não acreditou quando a escola informou que a filha ia receber um computador -

Depois de inaugurar em Sidrolândia o programa Educação para o Sucesso, o governador André Puccinelli levou ontem (8) para a região Sul Fronteira a premiação aos melhores alunos. André entregou um total de 221 notebooks, na mesma cerimônia em que foram distribuídos kits escolares para 12.292 alunos da rede estadual de ensino de seis municípios: Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru. O evento reuniu prefeitos, diretores, professores, pais e alunos de 15 escolas.

Além da entrega de kits escolares para os alunos dos municípios da região, a grande novidade aguardada pela comunidade escolar foi a premiação com um notebook dos melhores alunos de cada série que conquistaram boas notas durante o ano letivo de 2010. A iniciativa faz parte do Programa Educação para o Sucesso do governo do Estado que comprou com recursos próprios um total de 4.910 computadores desse tipo.

Volta à escola valeu prêmio para aluna de 42 anos

A Escola Estadual Coronel Felipe Brum, do município de Amambai, recebeu do governo estadual um total de 18 computadores portáteis para os alunos que tiveram as notas mais destacadas no ano passado. A diretora da unidade, Algemira dos Santos, comemorou o fato de terem sido premiados estudantes das séries desde o ensino fundamental, passando pelo ensino médio até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “A média de notas dos alunos foi de 8,5 e essa premiação serve de incentivo aos estudantes que se surpreenderam com a iniciativa do governo”, comentou.

É o caso da aluna do EJA daquela escola, Maria Helena Nobre, de 42 anos. Ela recebeu um telefonema informando de que ia ganhar um notebook e não acreditou. “Achei primeiro que fosse um trote. Não sabia que pelo meu esforço de voltar a estudar e de tirar boas notas seria premiada e reconhecida. Chorei muito”, disse contente. 

Durante o dia, Maria Helena trabalha como auxiliar de serviços gerais e conta que voltou a estudar há três anos. A filha já tem um computador, mas o notebook, ela faz questão de dizer que vai utilizar com carinho. “É muito gratificante porque nunca vi um governador dar um computador para quem tem boas notas. Com a entrega dos kits escolares e do computador só não estuda quem não quer”, ressaltou.

Os computadores com quatro gigabyte de memória foram entregues junto com um pen drive e uma pasta especial para notebooks. A premiação era muito aguardada por quem ainda não tinha condições de comprar um computador. A aluna do município de Paranhos Dalise Lopes, de oito anos, disse que ficou feliz em ganhar um notebook. “Foi uma surpresa e estou muito feliz porque meu pai não pode comprar um computador. Vou aprender a usar o notebook e estudar ainda mais este ano”, comemorou.

O pai da aluna, que é agricultor, disse que não acreditou quando a escola informou que a filha ia receber um computador. “Agradeço muito ao governador por esta iniciativa porque agora vai estimular a criançada a estudar mais. Com o kit a gente já economiza e agora com o computador é melhor ainda”, ressaltou Arão Ramão Lopes.

 
Os notebooks foram entregues pelo governador para os representantes dos seis municípios. André fez questão de ressaltar que a cada ano o governo do Estado vem trazendo melhorias para a rede de ensino e estimulando desta forma os alunos. “Há três anos começamos a entregar os uniformes, depois passamos para os kits escolares e agora os notebooks. Agora vamos pensar numa forma de premiar as escolas. É aí que vai o retorno dos impostos, ou seja, em melhoria do ensino, obras entre outras ações”, destacou André.