
O feriado nacional de Carnaval, um dos mais aguardados não só por brasileiros, mas também por estrangeiros, já está sendo comemorado em várias cidades do país, mas é a partir desse final de semana que o fluxo de foliões tende a aumentar. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de dirigir. Confira algumas dicas para uma viagem segura dadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS).
A primeira coisa é fazer uma revisão antecipada do veículo antes de sair, e planejar a viagem corretamente, para segurança de todos. Checar os pneus, o nível da água, freios, discos e pastilhas, peças importantíssimas para um bom funcionamento do carro.
Funcionamento dos faróis, setas, luzes de ré, de freio, lanternas e marcador de combustível, também precisam ser revisados com antecedência para evitar panes secas.
Outra dica para uma maior segurança é dirigir durante o dia, pois durante a noite, ficamos mais suscetíveis ao cansaço e ainda à falta de visibilidade.Além da revisão mecânica, o condutor precisa verificar elementos obrigatórios de segurança como: extintor de incêndio, cinto de segurança dianteiro e traseiro, triângulo, pneus e macaco. Os itens precisam estar funcionando e em bom estado de conservação. O motorista precisa ficar atento. Para cada item irregular são acrescentados cinco pontos na carteira. Se somados, o condutor pode perder a carteira.
Caso enfrente chuvas fortes durante a viagem, redobre o cuidado. Dirija devagar, mantendo uma distância segura, e muito cuidado com locais que podem ocasionar aquaplanagem. Outra medida de segurança é dirigir durante o dia com o farol baixo aceso.
Certifique-se se está portando todos os documentos exigidos pela lei que são a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV). Tenha a certeza de que o veículo está efetivamente licenciado e com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pago.
Dirija com responsabilidade, seguindo as normas de trânsito. Evite consumir bebida alcoólica. Seja prudente. Lembre-se: o trânsito é de todos e para todos.