O presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Julio Komiyama, anunciou hoje (07), durante entrevista para um órgão de imprensa, que haverá duas novas competições para 2011.
A primeira competição anunciada é a realização dos Jogos Rurais que serão disputados nas modalidades de Futebol de Campo, Futsal, Voleibol, Bocha, Malha, Cabo de Guerra, Jogos de Mesa (Bozó, Dama, Dominó, Truco e Sinuca). As modalidades serão disputadas em seis regiões do Estado respeitando as especificidades de cada assentamento.
“Buscamos a integração entre as comunidades rurais, resgatando as relações de convívio entre jovens, adultos e idosos”, ressalta. Komiyama acredita que o lazer, através do esporte, pode resgatar as tradições culturais de diferentes segmentos da sociedade. Mato Grosso do Sul possui 180 assentamentos rurais, e com a realização dos jogos, o Estado entra para o Circuito Nacional de Jogos Rurais.
A segunda competição divulgada pelo presidente é a realização dos Jogos Indígenas de Mato Grosso do Sul (JIMS). O Estado possui uma das maiores populações indígenas do Brasil com cerca de 30 mil índios. “A Fundesporte busca proporcionar as comunidades indígenas do Estado com atividades culturais de lazer e entretenimento, visando à preservação e o resgate de seus valores e costumes culturais, reunindo as etnias Guató, Guarani, Kaiowá, Terena, Ofayé e Kadiwéu”, finaliza Komiyama.