O governador André Puccinelli garantiu que o programa de asfalto urbano vai atender a todos os municipios de Mato Grosso do Sul, obdecendo a critérios que envolvem recursos disponíveis, possibilidade de contrapartida, grau de necessidade e capacidade técnica para a execução de obras. Serão investidos, somente nesta etapa, R$ 80 milhões de recursos próprios, como parte do programa MS Forte.
Mesmo os municípios que foram incluídos no MS Forte com obras de grande porte como Campo Grande (Aquário do Pantanal), Três Lagoas (Ramal Ferroviário) e Corumbá (1.200 casas), em uma fase posterior também receberão os recursos, esclareceu o governador. Ao destacar a parceria com as prefeituras, André disse que as obras serão realizadas por meio de convênio, com a destinação de recursos ou através da execuçao direta.
O governador esclareceu que os 23 convênios assinados nesta segunda-feira (26) correspondem a uma etapa do programa e que outros municípios já haviam assinado anteriormente, assim como novos convênios serão preparados, para cumprir as metas do programa. No caso da execução direta, quando a obra é de responsabilidade do Estado, o processo de contratação dos serviços já está sendo iniciado.
Puccinelli esclareceu que em algumas cidades a obra será executada diratamente pelo Estado. "Estamos fortalecendo os municípios e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Isso é o que conta. Seja por ação direta, seja através de convênios, todos vão fazer parte do programa de asfalto urbano", disse, lembrando que os critérios utilizados levam em conta sempre o interesse público e o sentimento da população".