A segunda Agência de Previdência Social (APS) concluída este ano em Mato Grosso do Sul foi inaugurada em São Gabriel do Oeste na tarde desta quinta-feira (24), pelo ministro Garibaldi Alves Filho e o governador André Puccinelli. Na mesma região norte, foi inaugurada mais cedo a agência de Costa Rica. O governador aproveitou o encontro com o ministro para solicitar que novas unidades sejam construídas, beneficiando mais sul-mato-grossenses que dependem dos serviços de benefício previdenciários.
Um dos próximos municípios para onde o governo estadual pediu o investimento é Chapadão do Sul. André e Garibaldi passaram pela cidade antes de chegar ao evento em Costa Rica.
A intenção do governador é que, além desse, outros municípios sejam contemplados com APS. “Essa unidade do INSS aqui, facilitará, pela sua presença e pela sua presença e pela sua operacionalidade uma melhor qualidade de atendimento aos usuários do Instituto de Previdência. Nós, felizes no acompanhamento ao ministro nas duas cidades, dissemos a ele da necessidade de a nossa rede ser ampliada. Pedimos uma agência igual a esta em Chapadão do Sul e outros pleitos serão levados ao ministro. Sem sombra de dúvida, em alguns ele nos atenderá”, afirmou o governador durante a entrega do novo prédio próprio da Previdência em São Gabriel do Oeste.
A nova agência vai beneficiar uma população estimada em 22 mil pessoas. A construção contou com parceria da Prefeitura, na doação do terreno. De acordo com o Ministério, as instalações de 322 metros quadrados foram feitas com R$ 886,9 mil em investimentos, com capacidade para realizar mensalmente 880 atendimentos e 120 perícias médicas. A unidade previdenciária de São Gabriel do Oeste é responsável pela manutenção, em média, de 2.200 benefícios. Na folha de janeiro, esses benefícios representaram R$ 1,4 milhão na folha de pagamento.
Em Mato Grosso do Sul, já foram inauguradas outras duas agências previstas no Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), em Anastácio e Caarapó. Conforme o Ministério, também estão feitas no Estado 21 obras de recuperação da rede atual.
Garibaldi Alves Filho destacou que as agências entregues nas duas cidades do Norte de Mato Grosso do Sul e outras que ele está inaugurando pelo País ao longo deste mês são obras que já estavam em andamento, de gestões anteriores à sua no Ministério. Ele não especificou se há planos concretos para novos investimentos semelhantes, mas apontou que a tendência é uma reestruturação que transforme a antiga visão que os usuários tinha do setor.
O ministro disse que os investimentos “compõem a nova cara da Previdência Social”. “Essas agências vão, na verdade, atendendo ao segurado com conforto, com a gentileza e a atenção que ele merece, mostrar que aquilo que a previdência pública apresentava já é uma página do passado. Agora, é claro que precisamos fazer muito mais pela Previdência, e, se Deus quiser vamos fazer”, disse.
Garibaldi Alves Filho disse repetidamente que ficou impressionado ao sobrevoar a região norte ao lado do governador e ver o alto grau de desenvolvimento que Mato Grosso do Sul alcançou. “Nós, quando vemos um Estado como esse se desenvolver assim, nós nos sentimos também no dever de colaborar. Isso aqui é uma prova da sensibilidade da Previdência para o que está sendo feito nesse Estado”.